O Fluminense venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo, no Allianz Parque, e, enfim, conseguiu se livrar do rebaixamento à Série B. O gol salvador de Serna serviu para trazer alívio ao time de Mano Menezes e ainda garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, alento para um ano muito difícil da equipe carioca. O Verdão, por sua vez, tinha poucas esperanças de título, jogou mal e saiu vice-campeão – nem se vencesse levaria a taça, já que o Botafogo venceu o São Paulo e não poderia mais ser alcançado. As vaias da torcida no apito final mostram que o palmeirense ficou com um gosto amargo na temporada e espera dias melhores em 2025.
Palmeiras x Fluminense (Foto: Marcos Ribolli)
Mesmo jogando fora e pressionado, o Fluminense se sentiu à vontade no Allianz Parque para buscar a permanência na elite do futebol brasileiro e fez um bom primeiro tempo. O Palmeiras, no talento de Estêvão e em cobranças de falta de Veiga, tentou se impor, mas não conseguiu. O gol tricolor saiu da opção de Mano Menezes em deixar Ganso no banco para a manutenção de Nonato no time, que deu passe para Serna driblar Vanderlan e Murilo e bater no cantinho de Weverton, sem chances de defesa.
Abel Ferreira fez mudanças e lançou nomes como Dudu e Rony, até pressionou mais o Tricolor, mas o clima não parecia propício para a virada no Allianz Parque. O Flu aproveitou contra-ataques e quase ampliou o placar – a melhor chance foi com Keno, que arrancou em velocidade e tentou tocar na saída de Weverton, que fez a defesa. O único lampejo do Palmeiras foi em um golaço de Vanderlan, anulado por impedimento de Dudu no início da jogada. Muito pouco para um time que brigava para ser tricampeão brasileiro, mas saiu vaiado no último jogo do ano.