Cinco vezes Flamengo. O rubro-negro é pentacampeão da Copa do Brasil. Em um jogo repleto de chances na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Fla voltou a vencer o Atlético-MG pelo segundo jogo da final e conquistou o título da competição pela quinta vez em na história. Gonzalo Plata, que entrou no segundo tempo, foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 – um lindo gol, de cobertura. Com o 3 a 1 no Maracanã, o placar agregado da decisão terminou 4 a 1 para o time carioca.
Com a conquista, o Flamengo se tornou o segundo maior vencedor da competição ao lado do Grêmio e atrás apenas do Cruzeiro, que sagrou-se campeão seis vezes. O Fla levantou o caneco nos anos de 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024. Essa foi a terceira final consecutiva do clube carioca, que nessa sequencia tem dois títulos e um vice-campeonato.
Flamengo ergue taça de campeão da Copa do Brasil após vitória contra o Atlético-MG (Foto: Cris Mattos/Reuters)
Esse foi o primeiro título de Filipe Luís como técnico do profissional. Ele assumiu o cargo no fim de setembro, após demissão de Tite. O ex-lateral iniciou a caminhada à beira do gramado neste ano. Ele começou no sub-17 e conquistou a Copa Rio. Posteriormente, foi para o sub-20 para ocupar vaga deixada por Mário Jorge, que foi para o sub-17 da Arábia Saudita. Na categoria, levou o Intercontinental.
A vitória na final rendeu ao Flamengo a premiação de R$ 73,5 milhões, apenas por levar a melhor no confronto decisivo. O Atlético-MG, por outro lado, ganha R$ 31,5 milhões, além do que faturou nas fases anteriores.
O título do Flamengo acontece com o carimbo de Gabigol. O atacante, que vinha em baixa, marcou duas vezes no jogo de ida, mostrou-se decisivo novamente e se tornou um dos nomes da conquista. Após o jogo, a torcida do Flamengo presente na Arena MRV pediu a permanência do camisa 99, que tem contrato até o fim do ano.
Gabigol, porém, revelou que não vai ficar na Gávea, e fez críticas a membros da diretoria quanto à condução das negociações por uma possível renovação.