É ouro! Duda e Ana Patrícia conquistaram a tão sonhada medalha dourada no vôlei de praia feminino. As brasileiras bateram as canadenses Melissa e Brandie por 2 sets a 1 para vencer a final na Arena Torre Eiffel. O jogo, cercado de ansiedade, remontadas e até treta entre as jogadoras.
Antes do jogo o clima era de tensão. Apesar de todo o favoritismo da dupla brasileira, o jejum do país no vôlei de praia feminino (última conquista em Atlanta 1996) preocupava os fãs. Nas redes, o ambiente era de ansiedade e de torcida para a vitória de Ana Patrícia e Duda.
Duda e Ana Patricia conquistam a medalha de ouro na final olímpica. Foto: Luiza Moraes/COB
A bola subiu na Arena Torre Eiffel e a ansiedade só aumentou com o começo ruim da dupla brasileira que chegou a estar perdendo o jogo por 11 a 5. Duda e Ana Patrícia precisaram se encontrar ao longo do duelo, foram evoluindo conforme o tempo foi passando, tiraram a diferença e encaminharam uma virada heroica para garantir o primeiro set na vitória por 26 a 24.
O segundo set começou diferente do primeiro, com um ponto para cada lado. O Brasil tomou a dianteira do placar no 6 a 5. Porém, as canadenses buscaram o empate e viraram para 11 a 10. Em duas boas jogadas de Wilkerson, o Canadá chegou a abrir 15 a 11.Sem conseguir imprimir o ritmo que levou à virada no primeiro set, as brasileiras foram superadas por 21 a 12.
No tiebreak, Ana Patrícia e Duda voltaram com tudo e ficaram à frente do placar o tempo todo. Com grande atuação de Duda, que brilhou com defesas sensacionais e belos ataques, a dupla número 1 do mundo venceu as canadenses por 15 a 10.
Agora, Ana Patrícia e Duda somam a medalha de ouro olímpica ao currículo. As duas já haviam conquistado o Campeonato Mundial, em 2022, e ainda levaram a prata em 2023. Elas possuem também o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
O Brasil, agora, possui oito medalhas no vôlei de praia feminino em Olimpíadas. Sandra Pires e Jaqueline Silva levaram o ouro na primeira edição, além da prata de Mônica e Adriana Samuel. Depois, foram mais três pratas e dois bronzes para duplas brasileiras.