O Brasil estreou com vitória no Pré-Olímpico masculino de basquete. Nesta terça-feira (2), a seleção esteve atrás durante a maior parte do jogo, mas virou no último quarto e bateu Montenegro por 81 a 72. O resultado encaminha a classificação brasileira para as semifinais do torneio, que acontece em Riga, na Letônia. A Seleção voltará à quadra na próxima quinta-feira (4), contra Camarões, às 13h (de Brasília). Um novo resultado positivo fará com que os brasileiros, comandados por Aleksandar Petrovic, avancem na primeira posição do Grupo B.
Lucas Dias e Léo Meindl comemoram cesta — Foto: Fiba
Bruno Caboclo foi o grande nome e cestinha da partida, com 25 pontos. O pivô também se destacou no trabalho defensivo, fazendo frente a Vucevic, referência da seleção montenegrina. Marcelinho Huertas e Léo Meindl apareceram como outros destaques ofensivos do Brasil, anotando 17 e 10 pontos, respectivamente.
Montenegro começou bem na partida e chegou a abrir 10 de vantagem. Ao fim do primeiro tempo, a vantagem era de oito: 23 a 15.
O time brasileiro melhorou defensivamente e, a partir da metade do segundo quarto, começou a diminuir a distância, chegando a apenas três. O primeiro tempo, porém, terminou em 42 a 36 para Montenegro.
O Brasil voltou melhor no terceiro quarto, principalmente com bom desempenho de Bruno Caboclo, e encostou, diminuindo, em determinado momento, a vantagem do adversário para dois pontos. O terceiro período terminou com 56 a 52.
No início do último quarto, o Brasil finalmente empatou a partida (59 a 59) e passou à frente no placar pela primeira vez no duelo. O time conseguiu encaixar o jogo e terminou com a vitória.
Há dois grupos em Riga, na Letônia, disputando uma vaga nas Olimpíadas de Paris. Cada grupo tem três países. Os dois melhores colocados de cada avançam para a semifinal. Os vencedores das semis se encaram na decisão. Apenas o campeão carimba o passaporte para os Jogos Olímpicos.
A semi será disputada no próximo sábado (06), às 9h30 ou 13h. A final é no dia seguinte, domingo, às 13h. É a última oportunidade para a seleção masculina de basquete do Brasil se classificar às Olimpíadas depois de ficar fora da última edição.