Última campeã da Copa América (2021) e atual campeã do mundo (2022), a Argentina confirmou o favoritismo e derrotou o Canadá por 2 a 0 na estreia da edição de 2024, na noite desta quinta-feira, no Estádio de Atlanta, na Geórgia, nos Estados Unidos. Lionel Messi, que bateu recorde e se tornou o atleta com mais jogos na história do torneio, não conseguiu superar o goleiro Crépeau, mas deu a assistência para o segundo gol feito por Lautaro Martínez. Antes, Julian Álvarez havia aberto o placar.
Apesar da superioridade técnica, a Argentina não teve vida fácil na primeira etapa diante do Canadá. A equipe de Messi até teve algumas boas chances em escapadas, como quando Di María saiu na cara do gol e parou no goleiro Crépeau, mas os canadenses conseguiram ser até mais perigosos, principalmente nas chegadas de Alphonso Davies pelo lado esquerdo. No fim, Eustáquio quase abriu o placar de cabeça, mas parou em Dibu Martínez, na principal oportunidade dos primeiros 45 minutos de jogo.
No segundo tempo, a Argentina precisou de apenas três minutos para desamarrar o jogo na etapa final. Messi deu passe nas costas da zaga, Mac Allister dividiu com o goleiro do Canadá, e Julian Álvarez apareceu bem para abrir o placar. Messi, por duas vezes, tentou encobrir o goleiro Crópeau, mas não conseguiu marcar. E, se não era dia de gol, era dia de assistência: já perto do fim do jogo, o camisa 10 deixou Lautaro Martínez em boa condição, e o atacante definiu o placar.
Julián Álvarez, autor do gol da Argentina contra o Canadá (Foto: Hector Vivas/Getty Images)
Lionel Messi alcançou uma nova marca: é o jogador com mais jogos na história da competição. Essa é a sétima edição do jogador, que chegou a 35 jogos. Ele acumula 30 participações em gols: são 13 gols marcados e, com a feita para Lautaro Martínez, 17 assistências
Com a vitória, a Argentina vai a três pontos e lidera o grupo. Na sexta-feira, Peru e Chile duelam às 21h ( de Brasília), em Dallas. A segunda rodada acontece na terça-feira, com os jogos entre Peru x Canadá, às 19h (de Brasília), e Chile x Argentina, às 22h (de Brasília).