O Grêmio perdeu a chance de ser líder do Grupo C e enfrentará o Fluminense nas oitavas de final da Libertadores. O time gaúcho empatou por 1 a 1 com Estudiantes, na noite deste sábado, diante de 32,5 mil torcedores no Couto Pereira, em Curitiba, no último jogo da fase de grupos. O The Strongest avança na liderança e enfrentará o Peñarol, com decisão na Bolívia. O Huachipato vai para os playoffs da Sul-Americana . O Estudiantes acaba na lanterna.
Mesmo eliminado, o Estudiantes deu trabalho, marcou forte, entrou firme nas divididas e saiu para o jogo. O Grêmio encontrou dificuldades nos primeiros minutos e viu o time argentino reclamar de um pênalti em Correa aos seis. Piatti, aos 11, finalizou de dentro da área por cima da meta de Marchesín. O Tricolor melhorou levemente e criou a melhor chance aos 19, com belo passe de letra de Diego Costa entre as pernas do zagueiro. Dodi saiu de frente para o gol, mas foi abafado por Mansilla. O jogo foi parelho e truncado da metade do primeiro tempo para o fim. O time argentino assustou em uma situação de bola parada aos 39, com Romero.
Diego Costa em Grêmio x Estudiantes (Foto: João Victor Teixeira)
Grêmio voltou do intervalo com apetite e abriu o placar logo aos dois minutos com Cristaldo, após assistência de Diego Costa. O ímpeto da equipe foi interrompido com a lesão do centroavante aos sete minutos. O Estudiantes reequilibrou as ações e se soltou em campo. Cetré finalizou com perigo à direita de Marchesín aos 14. O Tricolor se acomodou e deixou de levar perigo à meta adversária. As trocas de Renato tiveram pouco efeito. O time argentino cresceu, acertou a trave aos 34 e empatou aos 37 em lance de bola parada. Sosa bateu corner, Méndez ganhou da marcação e cabeceou para o gol. O time gaúcho não teve forças para pressionar nos minutos finais.
Mesmo longe de Porto Alegre, o Grêmio contou com o apoio de 32,5 mil torcedores no Couto Pereira, em Curitiba, e quebrou o recorde de público no estádio em 2024. O maior registro na temporada até então havia sido na vitória do Paraná sobre o Apucarana, dia 11 de maio, quando 23.715 pessoas estiveram presentes. Na retomada do Tricolor quase havia superado o número. A partida contra o The Strongest contou com 23.004 torcedores.