Palmeiras vence Santos por 2 a 0 e leva o tricampeonato Paulista

Date:

O estado de São Paulo tem cada vez mais dono. O roteiro se repetiu pelo terceiro ano seguido no Paulistão. No Allianz Parque lotado, o Palmeiras bateu o Santos por 2 a 0, virou o placar agregado – tinha perdido na ida por 1 a 0 – e foi campeão paulista, um tricampeonato que o clube não conquistava desde 1934. Tinha sido assim também no ano passado, contra o Água Santa, e no anterior, contra o São Paulo. Raphael Veiga, de pênalti no primeiro tempo, e Aníbal Moreno, na etapa final, marcaram os gols do Verdão.

Esse foi o décimo título do técnico Abel Ferreira no clube, que iguala Oswaldo Brandão, os técnicos mais vencedores da história do Palmeiras, e o quinto do garoto Endrick, protagonista na decisão e que está em contagem regressiva para a despedida – ele se muda para o Real Madrid no meio do ano.

Endrick festeja título paulista pelo Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Em desvantagem por ter perdido o jogo de ida por 1 a 0 e com o estádio cheio de palmeirenses, o Palmeiras começou a partida em cima de defesa do Santos, que pouco ficava com a bola. Aos nove minutos, Gil salvou o Santos: o zagueiro se posicionou em cima da linha de gol e evitou que o Palmeiras abrisse o placar ao tirar de cabeça um forte chute de Mayke. Mesmo com pouca posse, o Santos também assustou os donos da casa num chute de longe de Pituca bem defendido por Weverton.

O gol do Palmeiras saiu depois de uma falha da defesa santista e da interferência do VAR: Weverton bateu o tiro de meta direto para Endrick, no ataque. João Paulo demorou a sair do gol, Felipe Jonatan não protegeu a bola. O camisa 9 alviverde foi para a dividida e acabou derrubado pelo goleiro dentro da área. O árbitro Raphael Claus não marcou, mas voltou atrás após uma longa análise do VAR. Raphael Veiga bateu e marcou.

A etapa final começou animada, com os dois times no ataque. Endrick deixou Aníbal Moreno em boa condição para finalizar, mas o argentino bateu para fora. As melhores chances foram do Santos, porém: aos seis minutos, Guilherme recebeu na cara de Weverton, mas finalizou em cima do goleiro. Depois, aos 12 minutos, Mayke tirou em cima da linha um chute de Otero.

Foi o Palmeiras que marcou outro gol, porém. Endrick brigou pela bola no meio de campo e iniciou o ataque. A bola chegou até Piquerez, que deixou Otero no chão e cruzou para a área. Flaco López ajeitou de cabeça, e Aníbal Moreno completou para a rede do Santos.

No final, dependendo de um gol para levar a decisão aos pênaltis, o Santos partiu para cima do Palmeiras, teve chances, viu o rival perto de ampliar em contra-ataques, mas não conseguiu evitar mais um título alviverde.

Esse foi  o 26º título do Palmeiras no Campeonato Paulista. O time só fica atrás do Corinthians, que é o dono de 30 conquistas. Santos e São Paulo aparecem na terceira posição com 22 cada. O Paulistano, hegemônico no início do século passado, tem 11 títulos. O último foi conquistado em 1929. Apenas três clubes do interior do estado foram campeões paulistas: Ituano (2002 e 2014), Internacional de Limeira (1986) e Bragantino (1990).

Albion (1933) e Juventus (1934) tiveram os títulos reconhecidos pela Federação Paulista apenas em 2021. Na época, havia duas ligas: a APEA, dos clubes que já eram profissionais, e a FPF, amadora e conquistada por esses dois clubes.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Palmeiras vence Atlético-GO por 1 a 0 e é o novo líder do Brasileirão

O campeonato Brasileiro tem um novo líder. O Palmeiras...

Botafogo empata com o vitória em 1 a 1 e perde liderança do Brasileirão

O Botafogo empatou com o Vitória em 1 a...

Racing vence Cruzeiro por 3 a 1 e conquista  Copa Sul-Americana

Deu Argentina na final da Copa Sul-Americana. O Racing...

Cano marca no fim e Fluminense segura empate de 2 a 2 com Fortaleza

Fluminense e Fortaleza não conseguiram se aproximar dos objetivos,...