Desespero de um lado e euforia histórica do outro. A crise do Ajax parece não ter fim. O tradicional time da Holanda sofreu uma goleada histórica neste domingo, por 6 a 0, justamente para o rival Feyenoord, pela 29ª rodada da Eredivisie. O atacante brasileiro Igor Paixão, ex-Coritiba, foi um dos destaques da vitória em Roterdã, com dois gols. Esse é um dos piores momentos da vitoriosa história do Ajax, dono de quatro Champions.
Foi Igor Paixão quem abriu o placar para o Feyenoord, aos 34 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu a bola em velocidade e acertou bela cavada na saída do goleiro.
Igor Paixão comemora um dos gols da vitória do Feyenoord sobre o Ajax — Foto: Getty Images
O segundo gol veio quase na sequência. O também atacante Minteh aproveitou o cruzamento rasteiro vindo da direita e finalizou bem. O Feyenoord ampliou nos acréscimos do primeiro tempo, com o gol do zagueiro Hancko.
O cenário se repetiu no segundo tempo: mais três gols e amplo domínio do time da casa. O Ajax terminou o clássico com apenas uma finalização, contra 30 do Feyenoord. Minteh marcou o quarto gol, em belo chute colocado, de canhota, aos 11 minutos.
O meio-campista Timber anotou o segundo, aos 17, em chute cruzado, depois de roubar a bola na intermediária. A pressão do Feyenoord foi bem sucedida ao longo de todo o jogo. Quem fechou a conta em 6 a 0 foi Igor Paixão, aos 21, aproveitando o bate-rebate dentro da área.
Maior vencedor do Campeonato Holandês, com 36 títulos, o Ajax ocupa neste momento a sexta posição na tabela da Eredivisie, com 45 pontos. O PSV é líder com 78. Se terminar desse jeito, o time de Amsterdã igualará a pior classificação em 25 anos: o mesmo sexto lugar em 1998/99.
Vale lembrar que a crise do Ajax não é de hoje. Em setembro do ano passado, o mesmo clássico contra o Feyenoord foi suspenso após torcedores atirarem sinalizadores no gramado da Johan Cruyff Arena. Eles estavam revoltados com o péssimo desempenho do time e os problemas internos do clube.