O campeão da Copa do Rei de 2024 foi definido. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, o Athletic Bilbao venceu o Mallorca nos pênaltis, por 4 a 2, e levantou a taça da competição. A final foi disputada em jogo único no Estádio Olímpico de la Cartuja, em Sevilha. Sancet marcou para a equipe do País Basco, enquanto Dani Rodríguez fez para o time rival.
Com o resultado, o Athletic Bilbao voltou a erguer a taça da Copa do Rei após um jejum de 40 anos – o último título havia sido conquistado em 1984. O Bilbao é a segunda equipe com mais troféus na história da competição. O time do técnico Ernesto Valverde levou para casa o 24º troféu e aumentou ainda mais a vantagem sobre o Real Madrid, visto que os merengues têm 20 conquistas. O Barcelona é o maior vencedor com 31 títulos.
Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images – Legenda: Athletico Bilbao derrotou o Mallorca na decisão da Copa do Rey / Jogada10
A rede balançou pela primeira vez aos 20 minutos da primeira etapa. Após dois chutes do Mallorca rebatidos, a bola sobrou na entrada da grande área com Raillo. Em vez de tentar o chute, o jogador apenas deu um toquinho para Dani Rodríguez, que finalizou de primeira e abriu o placar: 1 a 0.
Com o gol sofrido, o Athletico Bilbao precisou partir para cima do Mallorca. Aos 39 minutos, Nico William marcou, mas o impedimento foi marcado. O atacante tabelou com o companheiro de equipe e marcou, mas estava à frente do último defensor e o gol foi rapidamente anulado.
Logo na volta do intervalo, o Mallorca teve grande oportunidade de ampliar a vantagem. Após lançamento, Larin ganhou no corpo de Dani Vivian, invadiu a grande área e tentou tirar do goleiro na finalização, mas o arqueiro Agirrezabala caiu para fazer grande defesa.
E o ditado “quem não faz, leva” foi visto rapidamente na decisão. Aos cinco minutos, Nico Williams encontrou linda enfiada para Sancet, que se infiltrou na grande área nas costas da zaga rival. O meia bateu colocado na saída de Greif e deixou tudo igual com um belo gol: 1 a 1.
Os primeiros 15 minutos da prorrogação correram sem grandes emoções, devido ao cansaço das duas equipes. Já a etapa final foi mais movimentada e as duas equipes tiveram chances de conquistar o troféu, mas não converterem as oportunidades e, assim, a definição foi para os pênaltis.
As duas primeiras cobranças foram convertidas. Na sequência, Morlanes, do Mallorca, parou em defesa de Agirrezabala e Muniain converteu. Em seguida, Radonjic, também da equipe visitante, isolou. Todos os jogadores do Bilbao, por sua vez, fizeram seus gols para a equipe sair com o título.