A final da Copa Africana de Nações está definida. Com gol do artilheiro Haller no segundo tempo, a Costa do Marfim ganhou da República Democrática do Congo, por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Ebimpé, distrito de Abidjã, capital da Costa do Marfim.
O adversário da seleção anfitriã será a Nigéria, que mais cedo eliminou a África do Sul com uma vitória por 4 a 2 nos pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo regular. A final acontece no domingo (11), às 17h (de Brasília).
Sebastien Haller comemora gol da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações SIA KAMBOU/AFP via Getty Images
O primeiro tempo foi bastante estudado entre as duas seleções, com poucos lances de perigo. A Costa do Marfim, aos poucos, foi encontrando espaços na defesa de República Democrática do Congo e poderia ter ido para o intervalo na frente do placar se acertasse a direção do gol.
O Congo voltou melhor para o segundo tempo, mas dava espaços para os contra-ataques da Costa do Marfim. Fofana desperdiçou uma grande oportunidade ao errar o passe que deixaria Haller na cara do goleiro.
Na melhor oportunidade do jogo até então, Kessie chutou forte e Mpasi-Nzau espalmou. Até que, aos 20 minutos, a Costa do Marfim abriu o placar. Haller aproveitou cruzamento e finalizou de primeira. A bola bateu no chão e encobriu o goleiro.
A partida ficou aberta, com a República Democrática do Congo se lançando em busca do empate e dando espaço para o contra-ataque dos Elefantes. Haller perdeu uma grande oportunidade de ampliar ao bater por cobertura. Nos minutos finais, a Costa do Marfim valorizou a posse da bola e comemorou a classificação.