Em pleno Boxing Day, o Liverpool deu um verdadeiro “presente de Natal” para o torcedor. No compromisso válido pela 19ª rodada da Premier League, os Reds visitaram o ameaçado Burnley, no Turf Moor, venceram por 2 a 0 e assumiram a liderança da tabela, ainda de maneira provisória.
Com o resultado, o Liverpool foi 42 pontos e abriu dois de vantagem para o Arsenal, que até então ocupava a ponta e ainda não entrou em campo pela rodada. Em caso de um tropeço dos Gunners, os Reds seguem na liderança.
Além disso, os comandados do técnico Jürgen Klopp também chegaram ao 12° jogo seguido sem derrota no Campeonato Inglês. O último revés aconteceu em setembro, ainda pela 7ª rodada.
Por outro lado, os Clarets, seguem em situação delicada na elite inglesa e ocupam a vice-lanterna, com apenas 11 pontos. A distância para o Everton, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de cinco pontos no momento. Esta ainda foi a terceira derrota do time nas últimas cinco rodadas.
O primeiro gol jogo saiu ainda no primeiro tempo. Logo aos 6 minutos, Darwin Núñez recebeu na entrada da área e, de primeira, bateu colocado e fez 1 a 0.
No restante da partida, o Liverpool manteve o domínio sobre o Burnley e deu poucas chances para os mandantes, que só foram levar perigo nos minutos finais, porém, sem sucesso para buscarem o empate ou uma virada.
Apesar da derrota, o goleiro do time da casa, James Trafford, foi um dos destaques do confronto e impediu que o placar fosse ainda mais elástico para os Reds, que chegaram a ampliar na etapa final, com Curtis Jones, mas o atacante estava impedido e, com isso, o gol foi anulado pelo VAR.
O gol que confirmou a vitória saiu somente nos acréscimos da etapa final. Diogo Jota deu passe açucarado pela Luis Díaz, que dentro da área tocou com categoria e devolveu para o atacante português sacramentar a vitória.