Um misto de frustração e alívio. Assim foi o empate por 0 a 0 entre Botafogo e Cruzeiro na tarde deste domingo, no Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado jogou o Alvinegro para a quinta posição, agora na zona de classificação para a pré-Libertadores, e foi marcado por vaias da torcida. Já o ponto conquistado no Rio fez a Raposa respirar aliviada com a permanência na Série A.
Foi um jogo com poucas emoções com muitos erros. Na primeira etapa, o Cruzeiro mostrou mais organização diante de um Botafogo que pouco conseguiu criar e era vaiado pelos torcedores. Ainda assim, a melhor chance foi alvinegra, após Marlon Freitas jogar a bola na área e Tiquinho conseguir boa finalização que parou em Rafael Cabral.
Na segunda etapa pouca coisa mudou. O time mineiro aproveitava as falhas alvinegras para atacar, mas esbarrava nas próprias limitações. Enquanto os donos da casa sofriam com a má fase que acabou com o sonho do título e com a paciência de seus torcedores. Tanto que depois de esgotar os ingressos por várias rodadas seguidas, apenas pouco mais de 15 mil alvinegros compareceram ao Nilton Santos.
Com o 0 a 0 no Niltão, o Botafogo chegou a 10 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro: são quatro derrotas e seis empates. Tanto que o Alvinegro caiu para o 5º lugar, sua pior posição desde o início da competição, e não depende mais apenas de si para conseguir a classificação para a fase de grupos da Libertadores.
Ameaçado pelo rebaixamento, o Cruzeiro agora pode respirar aliviado. Com o ponto conquistado no Rio e as derrotas de Bahia e Vasco, a Raposa garantiu a permanência na Série A do Brasileirão. Agora é hora de pensar em 2024.