Não deu para o Leão do Pici. Em Punta del Este, o Fortaleza empatou em 1 a 1 com a LDU, mas foi derrotado nos pênaltis por 4 a 3 com o goleiro Alexander Domínguez brilhando com três defesas e levando o título da Conmebol Sul-Americana.
O Fortaleza começou colocando pressão no adversário. Aos 17, Marinho teve a chance de chutar de dentro da área, mas preferiu driblar marcadores e não finalizou. A LDU respondeu. Quintero mandou o cabeceio por cima do travessão do goleiro João Ricardo. Jhojan Julio tentou ameaçar João Ricardo, mas pegou fraco na bola e mandou à direita da meta. Lesionado, Ibarra saiu do jogo para a entrada de Alzugaray. O primeiro tempo foi marcado por pausas de cartões amarelos: Caio Alexandre, Guerrero e Guilherme foram punidos. E não houve nenhuma defesa de João Ricardo ou Domínguez.
No início da segunda etapa, João Ricardo fez uma belíssima defesa na tentativa de Julio. E aí o Fortaleza acordou. Pochettino cruzou, e Lucero colocou a bola nas redes. A LDU, em linda jogada individual de Alzugaray, conseguiu o empate. Ele passou por Bruno Pacheco e por Caio Alexandre e fez um golaço. Pikachu, que entrou no lugar de Guilherme, mandou chutaço de fora da área e fez o goleiro salvar. Bruno Pacheco bateu de primeira após falta e ameaçou. Aos 45, João Ricardo fez um milagre, salvando o chute de Martínez.
Na prorrogação, o Fortaleza seguiu com intensidade, colocando muita pressão na LDU. Tinga levou perigo de cabeça. Guerrero chutou dentro da área, mas a bola bateu no jogador do Fortaleza. No segundo tempo, Tinga mandou no cabeceio e o goleiro fez a defesa. Titi sentiu dores e jogou lesionado todo o restante da prorrogação. A LDU ainda tentou fazer o gol, mas a defesa do Tricolor salvou.
Na disputa, João Ricardo pegou as cobranças de Paolo Guerrero e Alvarado, mas viu Romero, Pedro Augusto e Brítez – esse último já nas alternadas – desperdiçarem as cobranças, com os equatorianos vencendo por 4 a 3.
Com a conquista, a LDU, campeã em 2009, se tornou a quinta equipe que possui duas taças da Sul-Americana, se juntando a Boca Juniors, Independiente, Athletico-PR e Independiente del Valle.
Já o Fortaleza amarga o sétimo vice-campeonato brasileiro na Sul-Americana, junto com São Paulo, Fluminense, Goiás, Ponte Preta, Flamengo e Red Bull Bragantino.