O Denver Nuggets está muito perto da final do Oeste. Jogando em casa na noite desta terça-feira (já madrugada no Brasil), a franquia do Colorado não deu chances ao Phoenix Suns a venceu por 118 a 102. Liderando a série por 3 a 2, os Nuggets precisam de apenas mais um triunfo para selar a vaga na decisão da Conferência contra Los Angeles Lakers ou Golden State Warriors (os Lakers levam a melhor por 3 a 1).
Como de costume, Nikola Jokic foi o cara do jogo. O pivô cumpriu com excelência o papel de líder e referência técnica, regendo os donos da casa. The Joker deitou e rolou e sublinhou grande atuação com mais uma destacado triplo-duplo (29 pontos, 13 rebotes e 12 assistências, contando ainda 2 tocos e um desarme para a conta).
Jokic deixou a temporada dos Suns a um passo do fim com seu décimo triplo-duplo em jogos de playoffs da carreira, superando Wilt Chamberlain (nove) e empatando com Draymond Green, Rajon Rondo, Larry Bird e Jason Kidd no 5° lugar. Foi o segundo triplo-duplo do pivô nos últimos três jogos, e aconteceu após uma ‘explosão’ para 53 pontos no jogo 4.
Nikola Jovic é apenas o segundo jogador na história da NBA com 300 pontos, 100 rebotes e 75 assistências em seus primeiros 10 jogos na pós-temporada, igualando ao feito de Oscar Robertson em 1963.
Sentindo demais a ausência de Chis Paul, o Phoenix passou a depender exclusivamente de Kevin Durant e Devin Booker. O armador terminou como o principal pontuador da equipe com 28, 2 a mais que KD. Criticado por algumas atuações nos playoffs, Deandre Ayton contribuiu com 14 pontos e 9 rebotes.
Decidido, o Denver começou muito bem, dominando o primeiro quarto (35 a 24). Os visitantes sentiram a pressão e reagiram no seguinte, baixando a diferença para 3 pontos (52 a 49). Com 16 já assinalados (e ainda 5 rebotes), Porter puxava a fila dos pontuadores do time do Colorado, seguido por Jokic (10 pontos, 7 rebotes e 6 assistências). Booker (19 pontos) e Durant (13 pontos e 7 rebotes) eram os condutores dos Suns.
Os Nuggets voltaram com tudo e tornaram a tomar conta no terceiro quarto. Impuseram seu jogo e fecharam o período com 17 ponto de diferença (91 a 74) . Conscientes, os donos da casa mantiveram o ritmo na parte final e, controlando o rival, liquidaram a fatura no Colorado, ficando agora a um passo da final do Oeste.