De virada, o Real Madrid superou o Atlético de Madrid por 3 a 1, pelas quartas de final da Copa do Rei, no Santiago Bernabéu. Depois de sofrer o gol de Morata no primeiro tempo, o time merengue tomou as rédeas da partida a partir da segunda etapa. Rodrygo, com um belo gol em jogada individual, forçou a prorrogação. E Benzema e Vinicius Junior decretaram, no tempo extra, a classificação para as semifinais. Com a vitória, o Real Madrid se junta à Barcelona, Osasuna e Athletic Bilbao como semifinalistas da competição.
Os visitantes abriram o placar após falha na marcação. Aos 19 minutos, Koke enfiou uma bela bola para Molina, que estava livre dentro da área. O argentino acertou um passe certeiro para Morata apenas empurrar para dentro do gol.
Na volta do intervalo, o Real mudou a postura e deu certo. Aos 34 minutos, o Rodrygo arrancou, driblou quatro jogadores e empurrou a bola para marcar um golaço.
Após empate no tempo regulamentar, a partida seguiu para a prorrogação. Aos oito minutos, o zagueiro Savic, do Atlético de Madrid, fez duas faltas praticamente em sequência e o montenegrino recebeu cartão amarelo em ambas, sendo expulso após entrada em Camavinga.
Com um a mais, o Real Madrid intensificou a pressão ainda mais. Aos 13 minutos, o time merengue tabelou pela direita com Nacho e Asensio, que cruzou para Vini Jr. O brasileiro furou, mas a bola sobrou açucarada para Karim Benzema chapar de pé direito para o fundo das redes e virar o jogo para o Real.
Nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, Vini Jr deixou o dele para carimba a classificação. Foi um gol especial para o brasileiro, que sofreu com mais um episódio lamentável de perseguição nesta quinta-feira. Parte de torcedores do Atlético de Madrid penduraram um boneco enforcado em uma ponte próxima ao CT do Real com a camisa de Vini Jr. Autoridades se manifestaram e o próprio jogador também deseja ver punições aos responsáveis pelo ocorrido.