Pela segunda Copa consecutiva a França está na final. Depois de conquistar o bicampeonato na Rússia, os Le Bleus vão em busca da tríplice coroa no Catar. No Al Bayt, os franceses venceram a seleção de Marrocos por 2 a 0 e agora encaram a Argentina na decisão, no próximo domingo (18).
Theo Hernández abriu, aos cinco minutos do primeiro tempo. A França criou outras chances e até acertou a trave de Bono. Mas o Marrocos não se intimidou e foi pra cima. Primeiros africanos a chegarem numa semifinal, os marroquinos tomaram partido e também levaram perigo – até chegaram a acertar a trave com uma bicicleta de El Yamiq.
No segundo tempo, Marrocos ainda continuou com o ímpeto de ir para cima, principalmente pelo lado forte com Ziyech e Hakimi. Mas a defesa francesa melhorou depois da entrada da Thuram. Por fim, a França fechou o placar com o gol marcado por Kolo Muani, que estava em campo por 42 segundos.
De 1998 para cá, foram sete finais de Copa do Mundo, já contando a desta edição. A França – campeã naquele ano – esteve presente em três das últimas seis decisões e agora está na quarta em sete.
Mbappé não fez gols nesta semifinal de Copa do Mundo, mas é a 11ª partida que atua como titular num Mundial e a 11ª vitória da França na competição. Por mais que não tenha sido o jogador que balançou as redes,o craque Frances esteve ligado diretamente no dois gols. Cercado por muitos marcadores no lance dos gols, os chutes que tentou bateram na defesa, mas ela sobrou duas vezes para companheiros livres. Jogador diferenciado é assim, por mais que não tenha feito gol, atrai a marcação.
Na classificação da França para a final, Hugo Lloris igualou o recorde de goleiros com mais jogos em Copas do Mundo, que antes era apenas de Manuel Neuer, com 19 jogos. A tendência é que ele se isole no recorde já que ainda tem a possibilidade de jogar a final da Copa, afinal é o goleiro titular e capitão da França. Se tudo der certo para ele, quebra o recorde e ainda levanta a taça.
Apesar da eliminação, Marrocos saiu da Copa de forma honrosa. Foi o africano que mãos longe chegou em um mundial e fez bonito. Num grupo onde era um franco atirador, o time de Walid Regragui deixou Croácia e Bélgica para trás para terminar na primeira colocação. No mata-mata eliminou Espanhae Portugal – seleções candidatas ao título – e só foi parado pela França, a atual campeã do mundo. No próximo sábado (17) Marrocos e Croácia se enfrentam pela disputa do terceiro lugar.