A Argentina vai para a sua sexta final de uma Copa do Mundo, pela segunda vez com Lionel Messi em campo. Enquanto a seleção sonha com o tricampeonato, o craque de 35 anos busca o título que falta na extensa galeria particular de troféus. A vítima da vez foi a Croácia, que no Estádio Lusail, foi derrotada por 3 a 0, com show a parte do camisa Messi.
Sendo competitiva, a seleção albiceleste teve atuação segura na defesa e aproveitou as chances que criou para marcar. Lionel Messi, de pênalti, e Julián Alvarez, duas vezes, marcaram os gols da classificação. Destque para a linda jogada individual de Messi no terceiro e último gol da partida. O craque argentino foi o grande protagonista da semifinal. A seleção adversária será França ou Marrocos, que entram em campo amanhã (14), às 16h (horário de Brasília), para definir quem se classifica na outra semifinal.
Com a vitória, a Argentina garantiu presença em uma final de Copa do Mundo pela sexta vez. Foi campeã em 1978 (contra a Holanda) e 1986 (contra a Alemanha). Perdeu a decisão em 1930 (para o Uruguai), 1990 (para a Alemanha) e 2014.
Messi virou o jogador em atividade com mais gols em Copas (11) e ultrapassou Batistuta como goleador argentino em Mundiais. Também empatou com o alemão Matthäus como atleta com mais jogos em Copas (25) – bastará ir a campo domingo para se isolar como recordista. O atacante também empatou com Mbappé na artilharia desta edição, com cinco gols.