A atual vice-campeã mundial segue em busca do título inédito Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, no Al Janoub Stadium, gols de Maeda e Perisic, e uma prorrogação zerada, a seleção croata bateu o Japão por 3 a 1 nos pênaltis e está classificada para as quartas de finais. Agora, a Croácia espera o vencedor de Brasil e Coreia do Sul para saber o adversário da próxima fase.
Livakovic não passou despercebido durante os 90 minutos – e mais 30 da prorrogação – com defesas pontuais, mas mostrou mesmo seu poder decisivo no último momento da partida: a disputa por pênaltis. Com tranquilidade, defendeu os chutes de Minamino, Mitoma e Yoshida, e colocou a Croácia novamente nas quartas de final.
As seleções fizeram uma primeira etapa equilibrada – com três finalizações para cada – e que teve apenas os minutos iniciais de investidas constantes. Fechado na defesa, o time nipônico fez valer a postura aos 42 minutos – Daizen Maeda aproveitou o rebote e marcou depois de um escanteio na área: 1 a 0. O lance passou por análise do VAR – por suspeita de posição irregular – e foi confirmado. Sem mais mudanças, o primeiro tempo encerrou com o Japão na frente.
Na segunda etapa, Perisic deixou o primeiro dele nesta Copa do Mundo e igualou Suker como maior artilheiro da Croácia na história do torneio, com seis gols. É o primeiro jogador a marcar 10 gols pela seleção europeia em competições internacionais – entre Eurocopas e Copas do Mundo. Garantiu o empate que mandou a decisão para prorrogação e pênaltis.