O Palmeiras está em mais uma semifinal de Copa Libertadores da América. O atual bicampeão do torneio conseguiu uma classificação história, depois de derrotar o Atlético-MG por 6 a 5 na cobrança de pênaltis, após o empate em 0 a 0 no tempo regulamentar – o jogo de ida tinha terminado em 2 a 2, no Mineirão.
A saga do Palmeiras começou cedo. Danilo foi expulso aos 29 do primeiro tempo, Gustavo Scarpa aos 36 do segundo, e mesmo assim o Palmeiras controlou a pressão do Galo. Nos pênaltis, os jogadores mostraram frieza e converteram todas as cobranças, sem chances para o goleiro Everson. Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Piquerez, Rony e Murilo, além de Weverton, que defendeu a cobrança decisiva de Rubens, mantiveram viva a luta pelo tricampeonato consecutivo (e tetra no geral) da Libertadores continua.
Com dois jogadores a mais por quase 15 minutos até o término da partida, o Atlético teve algumas chances desperdiçadas de abrir o placar. A principal foi nos pés de Hulk, que finalizou para fora. O Galo ainda teve Vargas expulso no último lance do jogo.
Atual campeão brasileiro, o Atlético-MG cai pelo segundo ano consecutivo diante do Palmeiras na Libertadores. Ano passado foi na semifinal, também após dois empates, mas com classificação alviverde pelo gol marcado fora de casa. Já o técnico Cuca sofre o terceiro revés seguido contra o Verdão na competição – além das duas com o Galo, perdeu a final de 2020 pelo Santos, no Maracanã.
Classificado, o Palmeiras vai enfrentar o vencedor de Estudiantes x Athletico-PR nas semifinais – e o primeiro jogo terminou 0 x 0, e o segundo é nesta quinta-feira, na Argentina. As semis estão marcadas para as semanas de 31 de agosto e 7 de setembro.