Pra sempre na história. A Copa da Inglaterra teve neste sábado um resultado surpreendente, poucas vezes visto na competição com mais de 150 anos de existência. O Macclesfield FC, time que disputa a liga National League North, o equivalente à sexta divisão inglesa, venceu por 2 a 1 o Crystal Palace, da Premier League — e atual campeão do torneio.
O Crystal Palace é agora o primeiro campeão a ser eliminado por um time que não está nas três primeiras divisões do país desde 1909. Em 1909, o próprio Palace protagonizou isso, ao eliminar o Wolverhampton.
Além disso, se tornou o primeiro clube da primeira divisão a ser eliminado da FA Cup para uma equipe cinco divisões abaixo.

Jogadores do Macclesfield comemoram gol marcado sobre o Crystal PalaceDarren Staples / AFP
Mais antigo campeonato do mundo – é disputado desde 1871 – e um dos mais democráticos, por reunir centenas de clubes das mais diferentes divisões do futebol inglês, a Copa da Inglaterra possui longo histórico de zebras, como a eliminações do Newcastle para o amador Hereford, em 1972, e do Liverpool para o então azarão Crystal Palace em 1990. Nesta sexta-feira, o Wrexham, da segunda divisão, eliminou o Nottingham Forest, da Premier League.
O capitão Paul Dawson abriu o placar para o Macclesfield, de cabeça, aos 43 minutos do primeiro tempo. Buckley-Ricketts ampliou a vantagem aos 15 minutos da etapa complementar – Pino diminuiu em cobrança de falta nos minutos finais.
Os torcedores invadiram o campo do acanhado estádio Moss Rose, com capacidade para 5.900 pessoas, após o apito final, e carregaram alguns dos jogadores nos ombros.
