O Real Madrid venceu o Atlético de Madrid por 2 a 1 na semifinal da Supercopa da Espanha, realizada nesta quinta-feira (08), no King Abdullah Sports City,em Jidá, na Arábia Saudita. Agora, o time do técnico Xabi Alonso enfrentará o Barcelona na decisão do torneio, no próximo domingo (11), em Jeddah.
A final desta edição da Supercopa da Espanha será uma reedição da de 2025, em que Real e Barça também se enfrentaram –com os catalães levando a melhor.
O Barcelona alcançou a final após golear o Athletic Bilbao por 5 a 0, na quarta-feira (07).
Logo no início, com 75 segundos de jogo, o Real abriu o placar quando o capitão Valverde cobrou uma falta potente mandando a bola no ângulo, e o goleiro Jan Oblak conseguiu apenas dar um leve toque.
Rodrygo esteve perto de ampliar a vantagem em um contra-ataque, antes de o Atlético crescer na partida e obrigar Thibaut Courtois a fazer uma série de grandes defesas para impedir as finalizações de Alex Baena e Alexander Sørloth, que buscavam o empate.
Na volta do intervalo, o Real ampliou a vantagem aos 10 minutos, quando Rodrygo aproveitou um passe preciso de Valverde, se desvencilhou da marcação e finalizou com tranquilidade, de chapa, na saída de Oblak.

Rodrygo comemora gol na vitória do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid (Foto: Getty)
O Atlético respondeu quase imediatamente: Giuliano Simeone cruzou com precisão para a segunda trave, onde Sørloth subiu mais alto que Raúl Asencio e cabeceou para o gol, diminuindo a desvantagem três minutos depois.
Rodrygo quase marcou mais um para recolocar o Real com dois gols de vantagem, mas Oblak defendeu a finalização à queima-roupa.
Do outro lado, Courtois evitou o gol em uma tentativa acrobática de Antoine Griezmann, e Marcos Llorente finalizou duas vezes para fora por muito pouco, deixando o Atlético sem conseguir levar a semifinal para os pênaltis.
A partida também ficou marcada pela discussão de Vini Jr. com o Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid. O treinador argentino provocou o brasileiro, indicando as vaias de parte da torcida, em Jidá, na Arábia Saudita: “Escuta”, disse Simeone. Vini Jr. respondeu ao rival, já à beira do campo, e levou o cartão amarelo.
Técnico do Real, Xabi Alonso foi o primeiro a se aproximar de Vini Jr. para acalmar o brasileiro, mas também discutir com Simeone. Integrantes das duas comissões técnicas entraram em ação para apaziguar os ânimos, enquanto o zagueiro Antonio Rüdiger, que já tinha sido substituído, afastava Vini Jr. da confusão. Parte da torcida local gritou o nome do brasileiro após as vaias iniciais.
O atacante brasileiro e o técnico argentino já tinham discutido no primeiro tempo da partida. Na ocasião, Simeone fez referência à crise que Vini Jr. vive no clube: “Florentino (presidente do Real Madrid) vai te demitir, escuta o que estou te dizendo”, afirmou Simeone, segundo a imprensa espanhola.
