Não deu para o Fortaleza. O time bem que tentou uma arrancada nas últimas rodadas, porém o gás acabou. Após a derrota por 4 a 2 para o Botafogo no Nilton Santos, o time caiu para Série B após sete anos.
O Fortaleza começou o jogo com mais presença ofensiva, pressionando a saída de bola do Botafogo, em busca da vitória que o assegura fora da zona de rebaixamento. Em uma jogada de abafa, Breno Lopes fica com a sobra na entrada da área e acerta um chutaço no ângulo. O Botafogo que errava muitos passes no último terço do campo melhorou com o recuo do Leão. O time do técnico Davide Ancelotti teve duas boas chances na mesma jogada – a primeira em finalização no travessão de Artur, a segunda, com chute de Montoro. Recuado demais, o Leão ficou encurralado e não conseguiu reagir. No último minuto, Montoro pegou sobra na área do Fortaleza e bateu no ângulo para empatar o jogo.
A partida voltou do intervalo de forma frenética. Aos dois minutos, o Botafogo fez ótima trama pela direita, e Vitinho lançou na medida para Arthur Cabral virar o jogo. Na sequência, em jogada aérea a favor do Fortaleza a bola tocou na mão de Marçal e prosseguiu em contra-ataque do alvinegro, que terminou em gol de Barrera. Após análise de VAR, o gol do Botafogo foi anulado e o Leão recebeu pênalti a seu favor. Bareira bateu e empatou o jogo. Mas pressão do time de Davide Ancelotti prosseguiu com mudanças, que deram gás ao time. A equipe de Palermo, por sua vez, parecia anestesiada, enquanto rivais contra o rebaixamento em outros jogos da rodada ascendiam. Na reta final, Marçal fez o terceiro do Botafogo de cabeça e Ponte encerrou o placar em bonita jogada de Toledo pela ponta.

Yago Pikachu, ídolo do Fortaleza, durante o jogo contra o Botafogo, neste domingo (7) – Foto: Thiago Ribeiro AFP
Com o resultado, o Fortaleza acabou o campeonato com 43 pontos, na 18ª posição. Assim, está rebaixado ao lado do rival Ceará, do Juventude e do Sport.
Já o Botafogo chegou a 63 pontos e chegou ao sexto lugar, com vaga assegurada na pré-Libertadores. Ainda há uma possibilidade de entrar diretamente na fase de grupos, desde que o Fluminense ou Cruzeiro vençam a Copa do Brasil, abrindo mais uma vaga para a Libertadores.
