Japão derrota Brasil pela primeira vez na história

Date:

O que era pra ser mais um amistoso tranquilo acabou servindo para ligar definitivamente o alerta. Jogando no Estádio Olímpico de Tókio, o Brasil chegou a abrir 2 a  0 no primeiro tempo, mas viu a seleção japonesa dar a volta e conseguir a virada por 3 a 2. A vitória foi muito festejada pelos jogadores e torcedores que estavam presentes, já que essa foi a primeira vez que o Japão derrota o Brasil. Também, de maneira inédita, a equipe verde-amarela saiu derrotada em uma partida oficial, levando em conta campeonatos ou amistosos, após abrir 2 a 0.

O Brasil demorou a engrenar e dominar o primeiro tempo da partida contra o Japão. Com uma formação bem modificada na comparação com a goleada sobre a Coreia e diante de um adversário melhor tecnicamente, a equipe de Carlo Ancelotti sofreu diante de um rival bem fechado e disposto a apostar nos contra-ataques. Tanto que a primeira grande chance foi do Japão aos 21 minutos com Ueda, que desviou chute de Minamino e viu a bola passar rente à trave direita de Hugo Souza.

A partir do susto, o Brasil se acertou e abriu o placar com uma jogada bem trabalhada. Aos 25 minutos, Bruno Guimarães tabelou com Lucas Paquetá e deu passe de primeira para Paulo Henrique, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro. O mesmo Paquetá, aos 31, com uma “cavadinha”, achou Gabriel Martinelli na área para fazer 2 a 0.

A imposição da primeira etapa sumiu assim que o árbitro apitou o começo do segundo tempo. Os testes prosseguiram, e o Brasil perdeu a identidade demonstrada. Melhor para o Japão, que cresceu e obteve uma improvável virada diante de mais de 44 mil torcedores. Tudo começou a partir do erro de Fabrício Bruno, que errou passe e cedeu a bola de graça para Minamino dentro da área, aos 6 minutos, diminuir.

Carlo Ancelotti Brasil x Japão amistoso 2025 — Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

O gol animou o time da casa, que adiantou a marcação e passou a ter mais a bola. O Brasil, por outro lado, perdeu o meio-campo, principalmente com a saída de Bruno Guimarães, e foi envolvido. O empate veio aos 16min com Nakamura; Fabrício Bruno ainda tentou cortar antes do gol. A vitória japonesa foi confirmada aos 25, com Ueda, após ganhar de Beraldo pelo alto e superar Hugo Souza.

Foi a primeira vez que a defesa da Seleção sofreu mais de um gol sob o comando de Carlo Ancelotti. Nos cinco jogos anteriores, o Brasil tinha sido vazado apenas uma vez, na derrota por 1 a 0 para a Bolívia, na rodada final das Eliminatórias.

Ancelotti ainda terá mais uma janela de testes neste ano. O Brasil volta a campo em novembro para mais dois amistosos, provavelmente contra Senegal e Tunísia, ambos na Europa. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda vai confirmar a data e os adversários oficialmente.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Sem Mbappe, França empate em 2 a 2 com a Islândia e ainda não garante classificação para Copa

A França sentiu a ausência do principal jogador, Kylian...

Cabo Verde vence e conquista vaga na Copa do Mundo pela primeira vez na história

Histórico! Cabo Verde está em festa nesta segunda-feira. A...

Com gol heróico no final, Náutico vence Brusque por 2 a 1 a e garante vaga para Série B

Foi com emoção no fim, pênalti marcado no último...

Brasil atropela Coreia do Sul por 5 a 0 em amistoso pré-Copa de 2026

Debaixo de chuva e com quarteto ofensivo inspirado (...