Alison dos Santos, o Piu, conquistou a medalha de prata nos 400m com barreiras, nesta sexta-feira, no Mundial de Tóquio, no Japão. Dono de dois bronzes olímpicos e campeão mundial da prova em 2022, o brasileiro de 25 anos completou a decisão em 46s84 e só ficou atrás do americano Rai Benjamin, que venceu com o tempo de 46s52. O catari Abderrahman Samba, do Qatar, completou o pódio, com 47s06.
A grande decepção da prova ficou com Karsten Warholm, bicampeão olímpico. O norueguês chegou a derrubar uma barreira e terminou a prova na quinta colocação, com o tempo de 47s58.

Alison dos Santos mostra a medalha de prata no Mundial de Tóquio — Foto: Hannah Peters/Getty Images
Por alguns minutos, Piu viu o sonho do bicampeonato mundial virar realidade. Benjamin chegou a ser desclassificado por, supostamente, ter derrubado uma barreira de forma irregular. Mas os americanos entraram com um recurso na World Athletics, revertendo a mudança.
Minutos após a prova, Rai Benjamin foi desclassificado pela organização por supostamente ter derrubado uma barreira de propósito. Com isso, Alison dos Santos “herdou” a medalha de ouro. No entanto, os Estados Unidos entraram com recurso, que foi rapidamente analisado e aceito. Com isso, Benjamin “recuperou” a 1ª colocação, deixando Piu mesmo em 2º. Posteriormente, o resultado foi oficializado pela organização da prova, ratificando a prata do brasileiro.