A seleção brasileira masculina de vôlei foi eliminada na primeira fase do Campeonato Mundial, que está sendo realizado nas Filipinas. De quase classificado – tinha duas vitórias nas primeiras rodadas – a equipe acabou eliminada por conta da combinação de dois resultados: perdeu para a Sérvia por 3 a 0 e a República Tcheca fez 3 a 0 contra a China. Com isso, o Brasil se despediu da competição com a pior colocação em Mundiais, contando os torneios no masculino e no feminino: 17º lugar.
O Brasil está fora das oitavas de final, ou seja, não ficou entre as 16 melhores seleções. A 13ª posição de 1966 era a pior até então no masculino. No feminino, a pior resultado foi um 15º, em 1974.
A seleção brasileira venceu a China por 3 a 1 e a República Tcheca por 3 a 0, encaminhando a classificação. Mas, na última rodada, perdeu por 3 a 0 para a Sérvia e, mesmo com duas vitórias, foi eliminada na primeira fase.

Brasil é eliminado no Mundial de Vôlei Brasil e tem a pior posição na história dos Campeonatos Mundiais de vôlei — Foto: Getty Images
Assim, sérvios e tchecos avançaram no Grupo H. O Brasil terminou em terceiro na chave e foi eliminado. As três seleções obtiveram o mesmo número de pontos e vitórias e a classificação se deu no saldo de set.
Além da derrota acachapante para a Sérvia, pesou o fato de o Brasil ter perdido um set para a China na abertura da competição. Avançaram às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada grupo.
O desempenho dominante da Sérvia na partida contra o Brasil ficou evidente nas estatísticas, já que produziram mais pontos que o Brasil em ataques (43 a 40), bloqueios (10 a 6), aces (4 a 2) e em erros do adversário (recebeu 18 pontos e cedeu 16).