O astro Giannis Antetokounpo brilhou na vitória da Grécia por 87 a 76 contra a Lituânia no EuroBasket. Na última terça-feira, o ídolo do Milwaukee Bucks e um dos maiores nomes atuais da NBA foi o cestinha da partida com 29 pontos e liderou a seleção às semifinais do campeonato europeu após 16 anos. A última vez foi na derrota para a Espanha em 2009.
Antetokounpo tem sido essencial nessa campanha, sendo o segundo maior pontuador da competição depois do esloveno Luka Doncic, outra lenda da NBA. Na partida pelas quartas de final contra a Lituânia, o astro anotou 29 pontos, 6 rebotes e 2 assistências, com média de 60% de aproveitamento. O ala-pivô ainda conseguiu uma enterrada após deixar toda a defesa adversária para trás.

Giannis Antetokounpo em ação pela Grécia no EuroBasket — Foto: Matteo Marchi/FIBA via Getty Images
Desta vez, Giannis contou também com a ajuda de Vasileios Toliopoulos, que marcou 17 pontos. Ainda na família Antetokounmpo, o irmão mais novo Kostas Antetokounmpo também brilhou. Foram apenas quatro pontos, mas também quatro tocos e o melhor plus/minus de todo o time, com 19 pontos positivos.
A Lituânia, por outro lado, contou com mais um bom desempenho de Jonas Valanciunas. O pivô do Denver Nuggets foi a principal opção ofensiva da seleção, principalmente nas jogadas no poste baixo. Assim, marcou 24 pontos e pegou 15 rebotes. A equipe, porém, sentiu falta de Rokas Jokubaitis, seu armador número 1.
O próximo desafio da Grécia será contra a Turquia, uma das sensações da atual edição do torneio. A partida será disputada na Letônia na próxima sexta-feira (12), em horário a ser definido.