O Botafogo precisou de apenas 14 segundos para fazer o gol da vitória por 1 a 0 sobre a LDU, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, nesta quinta-feira, no estádio Nilton Santos. Com o gol de Artur, o Alvinegro assumiu uma postura mais reativa e permitiu algumas chances ao time equatoriano ao longo do jogo. O resultado dá ao Botafogo a vantagem do empate na partida de volta, na próxima quinta-feira, às 19h, em Quito.

Artur fez o gol da vitória do Botafogo sobre a LDU (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
O jogo foi bastante intenso no estádio Nilton Santos. O Botafogo precisou de apenas 14 segundos para abrir o placar, com Artur, que aproveitou lançamento de Alex Telles para marcar. O gol no início obrigou a LDU a sair para o ataque e se expor. O alvinegro tentou aproveitar as lacunas deixadas com investidas em velocidade e jogadas aéreas. A LDU foi para cima. Cornejo quase fez um golaço de voleio, que parou em bonita defesa de John.
Artur teve chance de ampliar de cabeça, mas o goleiro Valle defendeu. Na reta final, a equipe equatoriana cresceu e teve duas chances claras. A primeira, após saída confusa de John, que deixou o gol aberto para finalização de Villamil, mas Vitinho se recuperou para salvar. Instantes depois, Medina cabeceou no cantinho, mas a bola saiu rente à trave direita do goleiro alvinegro.
A equipe do técnico Davide Ancelotti não voltou bem do intervalo e foi dominada pela LDU. Os equatorianos controlavam a posse de bola no campo de ataque e buscavam bastante o jogo pelos lados. Quase chegaram ao empate aos 24, quando Medina recebeu lançamento e cabeceou pertinho da trave. As duas equipes mudaram bastante e o Botafogo melhorou com as substituições. Allan, que entrou no lugar de Danilo, deu bom passe para Cabral bater no gol para defesa de Valle. Nathan Fernandes e Matheus Martins fizeram boas jogadas individuais no fim. O último encontrou Joaquin Correa livre para finalizar, mas novamente Valle salvou a meta da LDU, evitando uma vitória maior do Alvinegro.