A seleção brasileira segue dominante na Copa América feminina. Neste sábado (2), a canarinho suou, mas confirmou o favoritismo e venceu a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4 após empate por 4 a 4. Esta é a 9ª conquista da amarelinha em 10 edições do torneio, sendo a quinta consecutiva. A outra equipe campeã foi a Argentina, em 2006.

Marta e a seleção com o troféu da Copa América feminina (Foto: AFP)
A primeira etapa foi dominada pela Colômbia, que chegou a pressionar e apareceu bem com a principal jogadora: Linda Caicedo. E foi ela a responsável por abrir o placar aos 24 minutos. Após tabela dentro da área, Mayra Ramírez rolou para a camisa 18 que só tirou da goleira adversária. Mayra Ramírez ainda quase ampliou aos 29′. O Brasil encontrou muita dificuldade na criação e caiu na confusão das colombianas. Em meio às brigas, a seleção brasileira encontrou o gol. Depois de ser chamada ao VAR, a árbitra marcou pênalti para o Brasil por uma cabeçada de Carabalí em Gio Garbelini. Na cobrança, Angelina mandou no ângulo direito de Tapia, sem chances, e deixou tudo igual.
Na volta do intervalo, o Brasil veio com mais atitude, e Gio Garbelini acertou a trave logo na primeira chance. Na sequência, Yasmim deu lançamento fechado e quase encobriu a goleira Tapia, que mandou para escanteio. A partida era dominada pelas brasileiras, mas aos 23′, Tarciane errou na comunicação com a goleira Lorena, tentou recuo e acabou mandando para as redes. Linda Caicedo ainda teve boa oportunidade, mas parou em Lorena.
O Brasil continuou persistindo, e um cruzamento de Gio Garbelini encontrou Amanda Gutierres dentro da área, que dominou com categoria, mandou no canto esquerdo de Tapia e igualou o marcador novamente aos 34′. Ainda deu tempo de, em contra-ataque aos 42 minutos, Caicedo fez boa jogada individual, rolou para Mayra Ramírez que, cara a cara com o gol, só tirou de Lorena e deu a vantagem para a Colômbia de novo. No último lance do tempo regulamentar, a bola sobrou na entrada da área e caiu nos pés de Marta, que mandou uma bomba e marcou o terceiro gol brasileiro no duelo. Um golaço.
Na prorrogação, então, aos 14 do primeiro tempo, após cruzamento na área, Marta, livre, errou o cabeceio, mas contou com a sorte de a bola bater no pé e entrar no cantinho, colocando o Brasil na frente pela primeira vez.
Mas, no segundo tempo, aos 9 minutos, a Colômbia teve falta na entrada da área, Leicy Santos cobrou com perfeição e empatou, mais uma vez, o jogo. E a definição do título foi para os pênaltis.
Na disputa, Angelina e Marta desperdiçaram, mas Lorena brilhou ao pegar cobranças de Leicy Santos e Carabalí e garantiu a taça para o Brasil.