GP da Hungria: Norris segura Piastri e vence; Bortoleto é 6º e pontua

Date:

Após largar em terceiro e perder posições na primeira volta, Lando Norris aproveitou a estratégia acertada da McLaren e conquistou a primeira vitória no GP da Hungria, disputado no circuito de Hungaroring, segurando os ataques do segundo colocado Oscar Piastri nas voltas finais e reduzindo a distância para o colega de equipe no campeonato. George Russell completou o pódio.

Gabriel Bortoleto alcançou a sexta colocação – a melhor da carreira até agora, e a melhor de um brasileiro na F1 desde Felipe Massa no GP do Bahrein de 2017.

Lando Norris comemora vitória no GP da Hungria de F1 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Largando na terceira posição, Norris tentou atacar Piastri e Leclerc na primeira volta, mas ficou sem espaço e caiu para o quinto lugar, superado por Russell e Alonso. Depois de ultrapassar o espanhol da Aston Martin rapidamente, o britânico se estabeleceu em quarto.

O ponto de virada para o piloto da McLaren aconteceu na volta 31: até então líder provisório após as paradas dos três pilotos à frente, Norris fez o mais rápido pit stop da temporada e foi para uma estratégia de uma ida aos boxes, retornando com pneus duros. O britânico voltou em quarto, mas a estratégia deu certo: os rivais voltaram a parar e ele assumiu a liderança, segurando o ímpeto e os mergulhos de Piastri no fim para garantir a vitória.

Essa foi a 200ª vitória da história da McLaren na Fórmula 1. O campeonato para por quase um mês com os dois separados por somente nove pontos no Mundial de Pilotos. Tem muita briga pela frente.

A decepção maior veio, de fato, com Leclerc. De um primeiro stint magnífico para um segundo duvidoso e um verdadeiro desastre no último, cobrou duramente a Ferrari no rádio e terminou sem conseguiu sustentar nada de ritmo, sendo ultrapassado por George Russell e fora do pódio. Russell, desta forma, voltou ao top-3. Fernando Alonso foi quinto colocado.

Enquanto isso, Gabriel Bortoleto conquistou o melhor resultado dele na F1. Nos pontos pela terceira vez nas quatro últimas corridas, desta feita o piloto da Sauber largou bem, passou Lance Stroll e viveu na sexta colocação pelo resto do dia. Nem mesmo Max Verstappen conseguiu tirá-lo de lá.

O top-10 foi finalizado por Stroll, Liam Lawson, Verstappen e Andrea Kimi Antonelli. Lewis Hamilton tentou outra estratégia na largada, partiu de pneus duros, mas não fez valer a situação. Terminou no mesmo 12º lugar em que largou.

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Marta decide e Seleção brasileira feminina conquista Copa América após vencer a Colômbia nos pênaltis

A seleção brasileira segue dominante na Copa América feminina....

Ranking maiores torcidas: Flamengo aumenta mais ainda a liderança

Nesta segunda-feira (28), o jornal O Globo divulgou pesquisa...