O Brasil foi dominado pela Polônia na semifinal da Liga das Nações masculina de vôlei. Neste sábado, os comandados do técnico Bernardinho foram superados por um forte ataque polonês e perderam por 3 sets a 0 – parciais de 28/26, 25/19 e 25/21. Pelo terceiro ano seguido, o Brasil para diante da Polônia, atual vice-campeã olímpica. Líderes da primeira fase, os brasileiros ficam fora da final, mas voltam à quadra de Ningbo no domingo para a disputa do bronze contra a Eslovênia.
O oposto Sasak desequilibrou o jogo a favor dos poloneses. Ele foi maior pontuador da partida, com 19 acertos, sendo 17 deles em ataques. O ponteiro Fornal também atormentou a defesa brasileira com sete pontos de ataque apesar de ter torcido feio o pé esquerdo no fim do segundo set. Foi substituído por Semeniuk, que anotou mais seis pontos de ataque, mantendo o arsenal polonês.

Brasil x Polônia vôlei Liga das Nações (Foto: FIVB)
Do lado brasileiro, destaque para Darlan, que entrou no fim primeiro set. O vibrante oposto soltou o braço e anotou 16 pontos (13 em ataques, um de bloqueio e dois de saque). No entanto, os outros jogadores brasileiros não contribuíram no mesmo nível. O segundo maior pontuador da equipe foi o central Flávio com seis pontos. O levantador Cachopa foi o terceiro maior pontuador com quatro acertos, dois deles em saques.
Após um início de erros para os dois lados, a Polônia parecia superior. À frente do placar em quase todo o tempo, a seleção polonesa abriu vantagem e chegou a ter 22 a 17 a seu favor, mas o Brasil conseguiu reagir e dificultar a vida dos adversários, com destaque para Darlan, que saiu do banco de reservas e foi fundamental para chegar ao empate, 22 a 22. Mas, após quatro set points e uma tentativa de reação brasileira, os europeus fecharam o placar em 28 a 26.
Já no segundo set, a Polônia conseguiu vencer por 25 a 19, sem dificuldades. O destaque foi para o oposto Sasak, que marcou oito pontos, e para o ponteiro Fornal, que, mesmo após torcer o pé, seguiu em quadra para confirmar a vitória polonesa.
O Brasil melhorou no início do terceiro set e chegou a equilibrar o jogo passando a explorar mais os centrais Flávio e Matheus Pinta. A Polônia perdeu Fronal, que torceu o tornozelo esquerdo ainda no segundo set, mas Semeniuk entrou e manteve o forte ataque polonês. Sasak continuou atormentando a defesa brasileira. Foi o caminho para a Polônia abrir vantagem no meio da parcial. O Brasil esboçou um empate em dois aces seguidos de Matheus Pinta, empatando o set em 20/20. Só que a Polônia voltou a crescer na reta final e fechou o jogo em um erro de saque de Darlan: 25/21.
A seleção brasileira ainda vai tentar voltar ao pódio da Liga das Nações masculina pela primeira vez depois do título de 2021. Os comandados de Bernardinho pararam nas quartas de final nos últimos três anos. Desta vez, encara a Eslovênia neste domingo, às 4h (de Brasília). As duas seleções também mediram forças na disputa do terceiro lugar do Mundial de 2022, que teve vitória brasileira.