Depois de perder por 2 a 0 no jogo de ida no Peru, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Alianza Lima na noite desta quarta-feira, na Arena, e foi eliminado no playoff da Copa Sul-Americana.
Classificado, o time peruano vai enfrentar a Universidad Católica-EQU nas oitavas de final. Os confrontos acontecerão somente em agosto. A vaga na próxima fase ainda rendeu US$ 600 mil (R$ 3,4 milhões nas cifras atuais) extras para o Alianza.
Mesmo com o apoio do torcedor, o Grêmio fez um primeiro tempo muito abaixo. Em 49 minutos – contando com os acréscimos -, o Tricolor não conseguiu dar um chute a gol sequer (assim como o Alianza) e voltou para o vestiário sob vaias.

Wagner Leonardo, Riquelme e André lamentam eliminação — Foto: Ricardo Rimoli / EFE
A postura do time gaúcho mudou somente na etapa final. Aos 11 minutos, Gustavo Martins desviou para o fundo das redes após cobrança de escanteio e abriu o placar em Porto Alegre para inflamar a torcida.
André Henrique ainda carimbou a trave após finalização e por muito pouco não fez o segundo, o que levaria a definição no mínimo para os pênaltis. O atacante ainda teve uma outra grande chance, mas mandou para fora.
Quem também dificultou a vida do clube brasileiro foi o goleiro boliviano Billy Viscarra, que fechou o gol, incluindo uma defesa à queima-roupa após finalização de Braithwaite.
Os peruanos ainda tiveram o zagueiro Zambrano expulso nos minutos finais após o segundo amarelo, o que deu ainda mais confiança em uma reação aos gremistas. Mas, na prática, não foi bem assim.
Já nos acréscimos, Hernán Barcos, que entrou na vaga de Guerrero, deu um “balde de água” fria na torcida gremista e fez o gol de empate aos 50 minutos, colocando em ação a famosa “lei do ex”, já que jogou no clube gaúcho entre 2013 e 2015.