A seleção brasileira de vôlei conquistou a 12ª vitória na Liga das Nações (VNL), nesta quinta-feira (24), contra a Alemanha. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães garantiu a vaga na semifinal ao superar as adversárias por 3 a 0 (25/19, 26/24 e 25/14), em Lodz, na Polônia.
Agora o Brasil vai enfrentar o Japão – algoz na edição 2024 da competição – na semifinal, sábado (26), às 15h (horário de Brasília). No outro lado da chave, Itália e Polônia duelam por um lugar na grande final da VNL. A seleção canarinho – vice-campeã do torneio em 2019, 2021 e 2022 – sonha com o título inédito.

Gabi Guimarães marcou 12 pontos diante da Alemanha (Foto: Voleyball World)
O jogo começou equilibrado na Atlas Arena, com as seleções trocando pontos. Apesar de não levar sustos, o Brasil também não dominou as ações, errando bastante nos contra-ataques. A oposta Rosamaria foi a maior pontuadora do primeiro set, com seis pontos e a líbero Marcelle foi um dos destaques positivos, com boas defesas e passe seguro. Somente na reta final do set a Seleção Brasileira conseguiu aumentar a vantagem no placar e fechar com parcial de 25 a 19.
No segundo set – o mais emocionante da partida -, as seleções caminharam coladas no placar na reta final. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães, contudo, venceram por 26 a 24, embaladas pelos bloqueios de Diana e pelas defesas da líbero Marcelle, que assumiu a posição recentemente.
A vantagem no placar ampliou a confiança do Brasil e esfriou – de vez – a Alemanha. No set mais fácil da partida, a seleção brasileira atropelou as adversárias por 25 a 14, liquidou em três sets e se classificou para encarar o Japão na semifinal.