O Borussia Dortmund é o último dos classificados para a fase quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. No estádio Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, os alemães venceram o Monterrey, por 2 a 1, com gols de Guirassy ainda no primeiro tempo. Berterame diminuiu para os mexicanos. O Monterrey até cresceu de rendimento, criou boas chances, mas não teve forças para pelo menos forçar a prorrogação.
Com o resultado desta noite, é certo que um europeu estará na final da Copa do Mundo. Isto porque, de um lado da chave estão Paris Saint-Germain x Bayen de Munique, e Borussia Dortmund x Real Madrid. Do outro lado, estão Palmeiras e Chelsea, e Fluminense x Al-Hilal.
Explorando os contra-ataques, após jogadas trabalhadas dos mexicanos, o Borussia Dortmund abriu o placar com Guirassy. O atacante senegalês tabelou com Adeyemi na entrada da área e venceu Andrada.
A dupla funcionou novamente minutos depois, logo quando o empate do Monterrey parou na trave. Em saída rápida, Adeyemi avançou e só serviu Guirassy, que ampliou. Os jogadores mexicanos reclamaram de falta, mas o árbitro Facundo Tello, da Argentina, validou o gol.

Guirassy em Borussia Dortmund x Monterrey (Foto: Jonathan Moscrop/Getty Images)
A frustração da etapa inicial deu lugar a esperança para o Monterrey no início da etapa complementar. Logo aos dois minutos, Canales cruzou na área e, após indecisão da defesa, Berterame conferiu livre para diminuir.
O jogo era outro depois do gol do Monterrey, que teve chances para empatar. Corona parou em Kobe, mas pediu pênalti, em mais um lance ignorado pela arbitragem. Berterame voltou a balançar as redes em jogada impugnada por impedimento.
Na reta final, as equipes trocaram grandes oportunidades, mas não conseguiram balançar as redes. Uma cabeçada de Sergio Ramos, já nos acréscimos, tirou tinta da trave de Kobel. Quem sorriu foi o Borussia, que garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.