GP da Espanha: Piastri vence; Bortoleto faz consegue a melhor colocação do ano

Date:

A McLaren não tomou conhecimento da nova diretriz das asas dianteiras e nadou de braçada para vencer com Oscar Piastri no GP da Espanha deste domingo. Segundo colocado, Lando Norris garantiu a dobradinha da equipe, resistindo ainda às tentativas ineficazes de Max Verstappen com quatro pit stops; punido com 10s, o holandês bateu duas vezes em dividas e perdeu a última vaga do pódio para Charles Leclerc. Gabriel Bortoleto chegou em 12º, melhor resultado dele até aqui.

Com o resultado, Piastri ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe. A vitória pôs fim à hegemonia de Max Verstappen após três títulos consecutivos no circuito.

Oscar Piastri vence GP da Espanha da F1 em 2025 — Foto: Kym Illman/Getty Images

O tetracampeão brigou pela vitória até a entrada do safety car no fim e chegou na quinta colocação, atrás de Leclerc e Russell. Entretanto, o piloto da Red Bull sofreu uma penalidade no fim e caiu para décimo.

Charles Leclerc, da Ferrari, finalizou em terceiro. Já George Russell, da Mercedes, terminou em quarto. Companheiro de equipe de Gabriel Bortoleto, Nico Hulkemberg (Sauber) ficou em quinto, seguido por Lewis Hamilton (Ferrari) e Isack Hadjar (Racing Bulls).

Pierre Gasly, da Alpine, ficou em nono, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, completou o top 10.

Lando Norris, que largou da segunda posição, não teve um bom início de prova e acabou sendo pressionado por Max Verstappen, que se aproximou do então líder, Oscar Piastri.

Logo nas primeiras voltas, Liam Lawson, da equipe Racing Bulls, se envolveu em um incidente com Alexander Albon. O toque danificou a asa dianteira do carro da Williams, forçando o abandono do piloto.

Já Gabriel Bortoleto protagonizou uma bela ultrapassagem sobre Carlos Sainz na volta 35. O brasileiro aproveitou a longa reta e acionou a asa móvel para subir para 13º.

Após assumir a liderança da prova, Max Verstappen realizou sua terceira parada nos boxes para colocar pneus médios. Com isso, Oscar Piastri retomou a ponta da corrida.

Na reta final da corrida, quando Kimi Antonelli ocupava a sétima colocação, o piloto da Mercedes saiu da pista e foi obrigado a abandonar a prova. O safety car foi acionado.

O próximo GP será o do Canadá, marcado para o dia 15 de junho, no Circuito Gilles Villeneuve, às 15h (de Brasília).

spot_img

Popular

Mais notícias
Relacionados

Fora de casa, Atlético-MG vence Burcaramanga por 1 a 0 e leva vantagem pra volta

O Atlético-MG venceu o Bucaramanga por 1 a 0...

Grêmio perde para o Alianza Lima por 2 a 0 e se complica no playoff da Sul-Americana

O Grêmio largou atrás nos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana....