Dessa vez não deu para o Real. O time das viradas incríveis na Champions, não consegiuu manter o tabu e está eliminado. No Santiago Bernabéu, o Arsenal não tomou conhecimento e venceu a equipe espanhola por 2 a 1. Resultado mais que suficiente para classificação, já que no jogo de ida o time londrino venceu por 3 a 0. Agora o time encara a Inter de Milão na semifinal.
O Arsenal volta a disputa as semifinais da Champions League depois de 16 anos. A última vez foi na temporada 2008/09. O time inglês nunca venceu o torneio. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato em 2005/06.
Atual campeão da Champions, o Real Madrid fica fora das semifinais da Liga dos Campeões depois de quatro participações consecutivas (incluindo dois títulos). A última vez que o time espanhol não terminou entre os quatro melhores foi na edição 2019/20, quando foi eliminado pelo Manchester City nas oitavas de final (placar agregado de 4 a 2).

Arsenal se Saka e Gabriel Martinelli elimina o Real Madrid da Champions League (Foto: Getty Images)
No início do primeiro tempo, o Arsenal pressionou o Real Madrid e teve duas oportunidades boas com o Saka, sendo uma finalizada pela linha de fundo e outra defendida por Courtois. Até que aos 12 minutos, o inglês teve a chance de ouro em cobrança de pênalti, mas o camisa sete tentou dar uma cavadinha, e o goleiro belga fez grande defesa. Na sequência, os espanhóis tiveram mais volume, tiveram um pênalti marcado a favor, mas anulado pelo VAR e não conseguiram se impor e chutar na direção do gol de Raya. Nos acréscimos, os ingleses chegaram mais uma vez com perigo com Martinelli sendo acionado por Rice pelo lado esquerdo e batendo cruzado para outra grande intervenção de Courtois.
No segundo tempo, o Real iniciou com mais volume, mas sem assustar o Arsenal. Aos 19 minutos, os Gunners conseguiram armar uma grande jogada coletiva em que Merino acionou Saka na área, e o inglês tocou por cima de Courtois na saída do goleiro para abrir o placar. No entanto, os merengues igualaram o marcador aos 21 minutos com Vini Jr roubando uma bola de Saliba dentro da área e estufando as redes. Na sequência, o Real Madrid tentou impor mais volume, e Endrick teve uma grande chance nos acréscimos após cruzamento de Vini Jr, mas finalizou pela linha de fundo. Na reta final, Martinelli foi lançado em profundidade no campo de ataque, ganhou da defesa na velocidade e bateu na saída de Courtois para definir a vitória do Arsenal no Santiago Bernabéu.