Sem Luka Doncic, o Dallas Mavericks procura novas referências. E Anthony Davis se candidata ao posto. O ala-pivô, envolvido na troca do astro esloveno, teve uma atuação histórica na vitória sobre o Toronto Raptors, por 124 a 102, na sexta-feira. Davis se tornou o primeiro jogador em 31 anos a registrar 20 ou mais pontos (23), 10 ou mais rebotes (13), 10 ou mais assistências (10) e sete ou mais tocos (sete) em uma partida da NBA. O último a alcançar o feito tinha sido David Robinson, ídolo do San Antonio Spurs, em fevereiro de 1994.
Davis, além disso, esteve perto de um feito raro no jogo. Isso porque deu sete tocos, a melhor marca no ano. Dessa forma, ele ficou a três bloqueios de um quádruplo-duplo. Na história da NBA, somente quatro jogadores alcançaram a marca: Nate Thurmond (1974), Alvin Robertson (1986), Hakeem Olajuwon (1990) e David Robinson (1994).

Anthony Davis em ação contra o Toronto Raptors na NBA — Foto: Sam Hodde/Getty Images
Para registrar o quarto triplo-duplo da carreira e o primeiro na temporada 2024/2025, Davis só ficou em quadra por 30 minutos contra o Toronto Raptors. O ala-pivô chegou a Dallas no início de fevereiro e, desde então, disputou nove partidas. Ele está totalmente recuperado de uma lesão no adutor da coxa esquerda, sofrida ainda na estreia pelos Mavericks.
Os Mavericks vivem uma temporada irregular, com 39 vitórias e 42 derrotas até agora. Com mais uma partida por fazer, no domingo, contra o Memphis Grizzlies, às 16h30 (de Brasília), a equipe de Dallas já está classificada para o play-in da NBA. Só resta saber se chegará à pós-temporada como décima ou nona colocada da Conferência Oeste – disputa posição com o Sacramento Kings.
Mavs e Kings, inclusive, se enfrentarão no play-in, na próxima quarta-feira. Depois, o vencedor da partida vai encarar o perdedor do duelo entre o sétimo e o oitavo colocados do Oeste, que ainda não estão definidos. Para chegar aos playoffs da NBA, então, Dallas ainda precisará vencer dois jogos na pós-temporada.