O Campeonato Gaúcho já tem o primeiro finalista. Na tarde deste sábado, o Grêmio perdeu para o Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, mas venceu as cobranças de pênaltis por 3 a 2 e manteve viva a chance do octa estadual. Depois de um primeiro tempo muito disputado, os mandantes se aproveitaram da expulsão de Jemerson para controlar as ações. Na volta do intervalo, Adriano Martins marcou o primeiro do Juventude após cruzamento de Ênio e Mandaca, aos 39 minutos, anotou o segundo. Já nos acréscimos, o Grêmio ressurgiu das cinzas e diminuiu com um gol de bicicleta de Gustavo Martins. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, Tiago Volpi brilhou com duas defesas e um pênalti convertido.

Gustavo Martins comemora gol – foto: Duda Fortes / Agência RBS
O Grêmio evitou a eliminação na semifinal aos 51 minutos do segundo tempo com um gol de bicicleta. O zagueiro Gustavo Martins, que havia entrado no intervalo, fez o gol no apagar das luzes da semifinal e forçou a disputa de pênaltis a partir da repetição do 2 a 1 no Alfredo Jaconi, desta vez a favor do Juventude.
Além de Gustavo Martins, a classificação do Grêmio tem outro nome: Tiago Volpi. Ele não só foi o melhor jogador do time no tempo normal, com pelo menos quatro defesas importantes, como também brilhou na disputa por pênaltis. Defendeu duas cobranças do Juventude e converteu a sua penalidade, com categoria. O goleiro já tinha garantido a classificação na primeira fase da Copa do Brasil nos pênaltis contra o São Raimundo-RR, com uma defesa e um pênalti convertido.
Os jogadores do Juventude reclamaram de falta de Gustavo Martins em Mandaca no gol do Grêmio, o que provocou uma confusão genaralizada no gramado. No empurra-empurra entre jogadores, o técnico Gustavo Quinteros atingiu o atacante Ênio, do Juventude, com o braço. Após o árbitro Anderson Daronco ver as imagens no VAR, o técnico gremista foi expulso. Reginaldo, do Juventude, também recebeu vermelho.