Pela primeira vez, em 11 edições, o Rio Open tem um título 100% brasileiro. Neste sábado (23), Rafa Matos e Marcelo Melo venceram os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar e conquistaram o troféu de duplas.
A dupla brasileira venceu os espanhóis por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, em um jogo que durou 1h37min. A torcida na Quadra Central Guga Kuerten embalou a vitória do início ao fim, e contou com a presença de João Fonseca.

Rafael Matos e Marcelo Melo com o troféu do Rio Open 2025 — Foto: Fotojump
Assim que a partida começou, Pedro Martínez e Jaume Munar obtiveram quebra de saque, mas Rafa Matos e Marcelo Melo devolveram e ainda conseguiram outras duas depois. Dessa forma, fecharam o primeiro set em 6 games a 2, com tranquilidade. Os espanhóis, por outro lado, se mostravam bastante incomodados com manifestações da torcida, que, em alguns momentos, gritou com a bola em jogo.
No segundo set, os brasileiros enfrentaram break points, mas lutaram e confirmaram os serviços. A parcial, por sinal, foi mais equilibrada do que a primeira. Martínez e Munar chegaram a salvar um match point e provocaram a torcida. Não houve quebras até o 12º game, quando Matos e Melo complicaram a vida dos espanhóis e fecharam a partida em 2 a 0, com 6/2 e 7/5.
No ano passado, Rafael Matos havia sido campeão no Rio Open, mas formando dupla com o colombiano Nicolás Barrientos. Marcelo Melo disputou a terceira decisão do torneio – acumulava dois vices na capital carioca.
Matos e Melo já vinham em grande fase na semana anterior do Rio Open. No ATP 250 de Buenos Aires, eles bateram na trave na briga pelo título e ficaram com o vice-campeonato.