Nem as vaias da torcida argentina foram o suficiente para frearem a energia de João Fonseca na tarde desta sexta-feira (14), no ATP de Buenos Aires. O brasileiro, que começou a partida perdendo por 5 a 1, virou o jogo sobre o favorito da casa, Mariano Navone, salvou dois match points e venceu o rival por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/5.
Depois de duas interrupções por causa da chuva que caía sobre a quadra Guillermo Villas, a partida contra Mariano Navone chegou a 2h54 de duração, sendo a mais longa já disputada pelo tenista carioca em 3 sets. Com o resultado, João se torna o brasileiro mais jovem a alcançar as semifinais de um torneio ATP, e o mais novo da história, desde Carlos Alcaraz, a atingir a etapa no saibro.

João Fonseca vence Mariano Navone e vai às semis em Buenos Aires — Foto: Marcelo Endelli/Getty Images
No caminho até às semifinais, o tenista executou uma ótima campanha no saibro argentino, chegando às quartas de final de um torneio ATP pela terceira vez em sua carreira e se tornando o mais jovem a atingir a etapa em Buenos Aires, nos últimos 21 anos, desde Richard Gasquet. Depois de superar o número 44 do mundo na primeira rodada, o brasileiro engatou a vitória nas oitavas sobre Federico Coria, por 2 sets a 1.
Se João Fonseca for campeão na Argentina, o brasileiro pode subir até a 68ª posição do ranking, desde que Hamad Medjedović não vença o título do ATP 250 de Marselha. O sérvio de 21 anos disputa a semifinal do torneio francês contra Daniil Medvedev, atual nº 8 do mundo. Se ambos forem campeões, João será o 69º melhor tenista do mundo.
Mesmo se for eliminado por Djere na semifinal, Fonseca já acumula 700 pontos na classificação e está momentaneamente no 82º lugar do ranking. O brasileiro só pode ser ultrapassado justamente pelo rival deste sábado, que se ficar com o título em Buenos Aires, vai acumular 763 pontos, superando a classificação do carioca.