Em uma final cheia de emoção e marcada pela rivalidade, o São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 2, neste sábado (25), e conquistou o pentacampenato da competição.A partida aconteceu no estádio Mercado Livre Arena Pacaembu, palco que voltou a receber a final do torneio após cinco anos.
Essa foi a décima segunda vez que o Tricolor chegou à decisão. Com uma campanha sólida, a equipe venceu dez partidas e empatou apenas uma nesta edição. O São Paulo se juntou ao Fluminense e Internacional, com cinco títulos. O Corinthians ainda é isolado o maior vencerdor, com onze troféus.

São Paulo é campeão da Copa SP de Futebol Júnior 2019 (Foto: Marcos Ribolli)
O primeiro tempo começou movimentado. A primeira chegada foi do Corinthians, que ganhou falta na intermediária. Dieguinho cobrou e mandou a bola para dentro da área, mas Garcez desviou para fora.
Após uma bola na trave para cada lado, o Corinthians abriu o placar aos 33 minutos. Denner recebeu um belo lançamento de Garcez, dominou dentro da área, driblou o marcador ao puxar para o pé direito e finalizou com precisão no ângulo. Dez minutos depois, o Timão ampliou a vantagem. Em uma bola alta lançada ao ataque alvinegro, Nicollas, de forma inesperada, ajeitou de cabeça para Gui Negão, que apareceu livre na área e finalizou com categoria, encobrindo o goleiro.
O São Paulo reagiu nos acréscimos da primeira etapa. Após um escanteio cobrado pela direita, Paulinho surgiu livre na primeira trave, se antecipou a Kauê e cabeceou firme para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, o São Paulo promoveu duas alterações: Lucas Osorio e Pedro Ferreira entraram nos lugares de Lucas Loss e Samuel. A primeira chegada do segundo tempo foi dos garotos de Cotia. Ferreira cobrou escanteio e Osorio finalizou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Tricolor se mostrou mais ativo na segunda etapa, forçando o goleiro a fazer boas defesas. O Corinthians realizou as duas primeiras alterações com as saídas de Nicollas e Pellegrin para as entradas de Vitinho e Lucas Corrêa.
O empate veio aos 16 minutos do segundo tempo. Alves cobrou o escanteio na segunda trave e Andrade subiu livre de marcação para deixar tudo igual.
Com o apoio da torcida e muito mais embalado, o Tricolor virou o jogo quatro minutos depois. Maik fez o cruzamento na segunda trave para Paulinho, que subiu livre e marcou o segundo tento na partida.
O jogo perdeu intensidade devido ao forte calor da manhã paulistana, com temperatura na casa dos 30º. Assim, o Tricolor tentava administrar a partida, enquanto o Corinthians tentava pressionar via bolas aéreas. O placar, porém, se manteve inalterado. E o título foi para o clube do Morumbi.