Uma conquista inédita. Madison Keys (14ª do ranking da WTA) fez história e venceu pela primeira vez a final do Australian Open, neste sábado (25), em partida na Rod Laver Arena, diante da nº 1 do mundo Aryna Sabalenka. A estadunidense ganhou o Grand Slam por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 2/6 e 7/5.
Keys havia sido vice-campeã do US Open de 2017 e na semifinal do Australian Open já tinha enfrentado uma batalha contra Iga Swiatek por 2h35 minutos, quando avançou à final por 2 sets a 1, 5/7, 6/1 e 7/6 (8). Esse jogo também na Rod Laver Arena foi responsável por passar a polonesa para número 2 do mundo e deixar Aryna Sabalenka na liderança do ranking.
Na decisão, a estadunidense abriu vantagem com início ruim de Sabalenka. Depois, a bielorrussa encontrou consistência para reagir e igualar o placar, deixando a partida para o set decisivo. Na última parcial, Madison Keys freou a reação e converteu a chance que teve para levar o título inédito para a casa.

Madison Keys vence Sabalenka e é campeã pela 1ª vez do Australian Open — Foto: REUTERS/Jaimi Joy
Essa foi a segunda decisão de Grand Slam da carreira de Madison Keys, que acabou com a invencibilidade da bielorrusa de 20 jogos em Melbourne e buscava o terceiro título consecutivo.
Em primeiro confronto em finais, as duas tenistas já tinham se encontrado seis vezes, com ampla vantagem pra Sabalenka com quatro vitórias, sendo que Keys vence em quadras duras também pela primeira vez a adversária.
Além do título, Madison Keys volta para casa com o cofre cheio. Com a conquista, a campeã embolsou 2,1 milhões de dólares (cerca de R$ 12,39 milhões), enquanto a vice Aryna Sabalenka também recebe 1,1 milhão de dólares (aproximadamente R$ 6,49 milhões).