João Fonseca consagrou uma semana histórica e foi campeão do Next Gen ATP Finals neste domingo (22). O brasileiro, que já era o primeiro sul-americano a avançar à decisão do torneio, venceu o norte-americano Learnen Tien, por 3 sets 1, parciais de 2-4, 4-3 (8-6), 4-0 e 4-2, para ficar com o troféu.
Com apenas 18 anos e quatro meses, ele se torna também o segundo mais jovem da história a ser campeão da disputa que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial. Ele perde apenas para o italiano Jannik Sinner, vencedor com 18 anos e dois meses em 2019.
João Fonseca ergue a taça do Next Gen ATP Finals — Foto: Francois Nel/Getty Images
A competição que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial é disputada desde 2017. E, agora, João Fonseca entra no top-3 dos jogadores mais jovens a vencer o torneio. O brasileiro entra na lista, aos 18 anos, com o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, que foram campeões do Next Gen ATP Finals, respectivamente, em 2019 e 2021.
Hoje número 1 do mundo e dono de dois títulos de Grand Slam, o italiano tinha 18 anos e dois meses completos quando foi campeão do Next Gen. Já o espanhol tinha 18 anos e seis meses quando ganhou o torneio há três anos. Alcaraz é o atual terceiro do ranking mundial e tem três títulos de Grand Slam. João Fonseca está com 18 anos e quatro meses completos durante a competição disputada em Jedá, na Arábia Saudita.
Nascido em 2006 no Rio de Janeiro, atual 145º do mundo e campeão do US Open juvenil ano passado, justamente contra Tien, termina o torneio em Jedá, na Arábia Saudita, invicto, com cinco vitórias em cinco partidas e R$ 3,2 milhões como premiação. A competição não vale pontos no ranking mundial.