Enfim, o merecimento chegou. Depois de 17 anos, o Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo. Vini Jr foi eleito no prêmio Fifa The Best 2024, nesta terça-feira, em Doha. Vencedor da Bola de Ouro, em outubro, Rodri, do Manchester City, foi o segundo colocado. Kaká, em 2007, havia sido o último brasileiro a conquistar a honraria.
Vinicius é o sexto brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo. Além de Kaká, Ronaldinho (duas vezes), Ronaldo (três vezes), Rivaldo e Romário já haviam conquistado o troféu anteriormente.
Fifa The Best 2024: Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo — Foto: Getty Images
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino e também Fair Play e torcedor do ano. Paralelamente ao tradicional Prêmio Puskas, do gol mais bonito no futebol masculino, a novidade de 2024 é o Prêmio Marta, no feminino.
Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.
O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2024 já foi entregue, e o vencedor foi Rodri.
Com a vitória de Vinícius Júnior na eleição da Fifa de melhor jogador do mundo na temporada 2023/24, o Flamengo, onde o atacante do Real Madrid foi revelado, se torna o sexto time brasileiro a formar um vencedor do troféu. O brasileiro é o sétimo jogador do Real premiado, mas nenhum deles foi formado nas categorias de base do clube espanhol.
Com a eleição de Vini Jr, o prêmio de melhor do mundo da Fifa tem, agora, 17 vencedores diferentes. Curiosamente, a origem desses craques é bem democrática, com 16 clubes podendo se orgulhar de ter entregado ao futebol um futuro “melhor do mundo”. Só um deles, porém, tem a honra de ter revelado dois vencedores do prêmio: Luis Figo, eleito em 2001, e o cinco vezes vencedor Cristiano Ronaldo fizeram a estreia profissional no Sporting, de Lisboa.
Considerando os clubes em que os vencedores atuavam quando foram eleitos, a rivalidade Barcelona x Real Madrid se faz presente na luta pela hegemonia. O Barça é o líder com 11 prêmios, divididos por cinco jogadores: Lionel Messi ganhou seis vezes jogando pelo clube catalão, e os brasileiros Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Rivaldo, Ronaldo e Romário são os outros ganhadores. Mas o Real tem mais vencedores (sete) e vem em segundo em número de troféus, com dez, quatro deles do português Cristiano Ronaldo. Os outros eleitos são Luis Figo, Ronaldo, Zinedine Zidane, Fabio Cannavaro, Luka Modric e, agora, Vini Jr.