Depois de um bom tempo Gabriel voltou a ser protagonista e foi fundamenta na vitória do Flamengo final da Copa do Brasil. O rubro-negro levou a melhor e venceu o Atlético-MG por 3 a 1, neste domingo, no Maracanã. O time se impôs de um lado, enquanto o Galo sofreu com a marcação do outro, principalmente na etapa inicial. Arrascaeta abriu o placar. Gabigol mostrou ser jogador de decisão e fez os outros dois. Alan Kardec marcou o gol atleticano.
O Atlético assustou primeiro, em chute de Scarpa, que Rossi espalmou. O Flamengo deu muito trabalho para a marcação alvinegra. Levou perigo em finalização de Michael e, aos 11 minutos, abriu o placar com Arrascaeta, após rebote de Everson. O Flamengo seguiu explorando as falhas no encaixe defensivo do Atlético. Com liberdade, Léo Pereira exigiu linda intervenção do goleiro atleticano. Aos 38, mais um gol do Flamengo. Desta vez, Gabriel, livre, invadiu a área e tocou na saída de Everson.
Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Atlético-MG na final da Copa do Brasil Thiago Ribeiro/AGIF/Gazeta Press
Na volta do intervalo, o Flamengo ameaçou com Gerson, que arriscou um chute. O Atlético levou perigo com Junior Alonso, de cabeça. Mas foi o Flamengo que balançou as redes de novo. E mais uma vez Gabigol, em mais uma falha alvinegra, aos 28 minutos. O Atlético diminuiu com Alan Kardec, aos 34 minutos, ganhando esperança para o duelo final.
A finalíssima da Copa do Brasil será no próximo domingo. Às 16h, a Arena MRV, inaugurada a pouco mais de um ano, será palco pela primeira vez do levantamento de uma taça. Os ingressos estão esgotados. O Atlético precisa vencer por três ou mais gols de diferença pra ficar com título. Diferença de dois gols leva a decisão para os pênaltis.
Com os dois gols deste domingo, Gabriel Barbosa chegou a 16 gols em 17 finais disputadas pelo Flamengo, mostrando mais uma vez o brilho em decisões pelo Fla desde 2019. Ele superou a marca de Ronaldo Fenômeno, que encerrou a carreira com 16 gols marcados em finais de torneios oficiais.
Gols de Gabigol em finais
Copa do Brasil 2015: 1 gol ( pelo Santos)
Libertadores 2019: 2 gols
Supercopa do Brasil 2020: 1 gol
Recopa Sul-Americana 2020: 1 gol
Supercopa do Brasil 2021: 1 gol
Carioca 2021: 3 gols
Libertadores 2021: 1 gol
Supercopa do Brasil 2022: 1 gol
Carioca 2022: 1 gol
Libertadores 2022: 1 gol
Supercopa do Brasil 2023: 2 gols
Copa do Brasil 2024: 2 gols