O Brasil é hexacampeão mundial de futsal. A Seleção Brasileira venceu a Argentina neste domingo (6), por 2 a 1, na Arena Humo, em Tashkent, no Uzbequistão. e conquistou o título da Copa do Mundo em uma final inédita e histórica. Apesar de terem sofrido com lesões, os pivôs Rafa Santos e Ferrão marcaram e deram a vitória ao time canarinho. Rosa descontou para os hermanos.
Anteriormente, o Brasil já havia vencido a Copa do Mundo de Futsal em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012 – a última vez que havia chegado à final até a atual edição do Mundial. A Argentina, por outro lado, foi campeã em 2016 e disputou a decisão contra Portugal em 2021, quando ficou com o segundo lugar.
Brasil ergue a taça da Copa do Mundo de Futsal — Foto: Alex Caparros – FIFA/FIFA via Getty Images
A Seleção brasileira abriu o placar aos 14 minutos do fim do primeiro tempo. Em cobrança de falta, Marcênio bateu cruzado, e Ferrão se antecipou à defesa e finalizou de primeira para abrir o placar. Logo quando a bola estufou as redes, o pivô brasileiro sentiu dores na perna direita, lesão que o tirou de jogos no Mundial.
Aos 12 minutos do fim da etapa inicial, a Seleção quase perdeu um dos principais jogadores. O ala Pito, atual melhor jogador do mundo, acertou pisão no tornozelo de Matias Rosa. A Argentina chegou a pedir para que o lance fosse revisado no vídeo suporte. O juiz, porém, optou pela não aplicação do cartão vermelho.
Já aos sete minutos do fim do primeiro tempo, o Brasil ampliou. Marcelo fez linda jogada pela ala direita, com direito a caneta no adversário, e rolou para Felipe Valério, que finalizou forte. O goleiro argentino fez a defesa, mas a bola voltou no joelho direito de Rafa Santos e estufou a
Precisando de gols, a Argentina foi para o ‘tudo ou nada’ e passou a atacar com goleiro-linha nos últimos minutos, tendo agora superioridade numérica na ofensiva, mas se expondo na defesa. A tática deu certo e, faltando dois minutos, os argentinos diminuíram para 2 a 1 com Rosa, justamente quem estava atuando de goleiro-linha, que pegou sobra de Willian.
O final foi um verdadeiro show de emoções, com pressão total da albiceleste, e graças a mais uma defesa do arqueiro no fim, o Brasil segurou a pressão e se sagrou hexacampeão do mundo de futsal.
Com a conquista o Brasil se isolou ainda mais no ranking dos maiores campeões de futsal. A Seleção tem agora seis títulos, seguido por Espanha, com dois. Portugal e Argentina aparecem na terceira colocação com apenas um troféu.