O Flamengo perdeu para o Peñarol por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final, no Maracanã, e saiu em desvantagem na busca pela vaga na semifinal da competição.Os uruguaios foram mais efetivos e fizeram o gol da vitória ainda no primeiro tempo, com Cabrera, em jogada de contra-ataque, aos 12 minutos. O Rubro-negro até tentou, mas falta de criatividade falo mais alto.
A última derrota do Flamengo na Libertadores jogando em casa havia sido justamente para o Peñarol, há cinco anos. De lá pra cá eram 26 jogos de invencibilidade no Maracanã.
A má atuação do Flamengo, que pouco ofereceu perigo ao Peñarol, fez o time ser vaiado no intervalo e no fim do jogo. As críticas foram mais contundentes nos minutos finais, quando os mais de 60 mil torcedores transformaram a insatisfação em xingamentos em coro contra o comandante. Embora Tite já tenha sido criticado, a manifestação desta quarta foi a mais forte da torcida rubro-negra contra o técnico até o momento.
Flamengo busca quebrar escrita contra o Peñarol para avançar na Libertadores (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)
Com o resultado de 1 a 0, o Peñarol repetiu o feito de 2019, quando venceu os cariocas na fase de grupos da Libertadores no Maracanã, naquela que havia sido a última derrota rubro-negra no estádio na competição continental.
Dessa forma, precisa vencer no jogo de volta para conseguir a classificação. Vitória do Flamengo por diferença mínima, leva a decisão para os pênaltis. No entanto, o Rubro-Negro não vence no Uruguai há quase 30 anos. A última vitória da equipe no país aconteceu em 1995, ou seja, há 29 anos. Na ocasião, o clube carioca disputava a extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores e fez 1 a 0 sobre o Nacional, no estádio Centenário, em Montevidéu.