A família Nurmagomedov, mais uma vez, fez história no mundo do MMA. Na noite de sábado (7), Usman Nurmagomedov, primo de Khabib, defendeu com sucesso seu cinturão dos leves (até 70,3kg.) do Bellator, em San Diego. Após cinco round de cinco minutos e um combate parelho entre os lutadores, Nurmagomedov manteve o cinturão após decisão unânime dos juízes e emendou o décimo oitavo triunfo na carreira profissional.
Usman Nurmagomedov venceu Alexandr Shabliy — Foto: Reprodução/Combate
No combate mais aguardado da noite, Usman Nurmagomedov subiu no cage do Bellator e defendeu o título contra Alexander Shabliy. No início do primeiro round, ambos soltaram alguns chutes. O atual campeão da categoria seguiu para a trocação, agarrou o adversário na linha de cintura, levou o duelo para o chão e dominou as costas Shabliy, que rapidamente se defendeu a saiu da situação de perigo. Até o fim da primeira etapa, os lutadores trocaram mais alguns golpes, mas não levaram muito risco.
No segundo assalto, após um período de estudo e movimentação dentro do cage, Usman soltou alguns chutes, mas não acertou o desafiante em cheio. Com a intenção de levar a luta para o chão, o atual campeão da categoria esmagou Shabliy na grade, porém o lutador conseguiu se desvencilhar e retornou para a trocação.
No terceiro round, os atletas diminuíram o ritmo da disputa e logo foi possível ouvir a manifestação do público presente no local. Seguindo o roteiro das etapas anteriores, os atletas continuaram na trocação. Foi apenas nos segundos finais da disputa que os lutadores procuraram ir para o chão, mas o gongo impediu que qualquer coisa acontecesse.
No começo da quarta etapa, os lutadores aceleraram a trocação e, no momento em que Shabliy tentava aplicar uma joelhada, bateu com os dedos no olho do Usman. A luta foi paralisada para que o lutador se recuperasse e teve reinício instantes depois. No momento em que o juíz autorizou o recomeço, os russos seguiram se movimentando e trocando alguns golpes. Na reta final do assalto, Usaman foi para cima do oponente e buscou diferentes formas para finalizar a luta no chão – sem sucesso.
No último e derradeiro round, os lutadores seguiram as mesmas estratégias dos assaltos anteriores e a decisão ficou para os juízes. Após avaliação foi anunciado que, por decisão unânime, o cinturão da categoria dos leves seguiria na cintura de Usman Nurmagomedov. Com o resultado, o lutador russo segue invicto na carreira e chega a marca de 18 triunfos na carreira profissional.