Em uma partida histórica para o craque Cristiano Ronaldo, Portugal venceu a Croácia por 2 a 1, nesta quinta-feira (5), no Estádio da Luz, em Lisboa, pela primeira rodada do grupo 1 da Uefa Nations League. Ao balançar as redes, o português chegou aos 900 gols e se emocionou. Ele é o maior artilheiro do futebol mundial em atividade e o maior de todos os tempos, em jogos oficiais na contagem da FIFA.
O possível recorde dos 1.000 gols passa pelos critérios da entidade máxima do futebol mundial, que considera apenas gols marcados em jogos oficiais e por isso desconsidera alguns tentos de Josef Bican, Gerd Müller, Arthur Friedenreich, Pelé, Ernst Wilimowski, Franz Binder, Romário e Túlio Maravilha, que em suas contagens pessoais, chegaram ao milésimo.
Cristiano Ronaldo celebra o gol 900 da carreira — Foto: Pedro Nunes/Reuters
O atacante tem 450 gols pelo Real Madrid, 145 pelo Manchester United, 131 pela seleção portuguesa, 101 pela Juventus, 68 pelo Al-Nassr e cinco pelo Sporting. Desses tentos, 576 foram de perna direita, 171 de esquerda, 163 de pênalti, 151 de cabeça, 63 de falta e dois com outras partes do corpo. O que dá uma média impressionante de 0,73 gol/jogo desde que se profissionalizou.
Antes do momento histórico, o lateral Dalot abriu o placar para Portugal, recebendo um passe sensacional de Bruno Fernandes e mandando para as redes.
O próprio Dalot, aliás, diminuiu o placar para os croatas ao marcar contra aos 41 da primeira etapa, colocando ainda mais emoção no jogo.
No segundo tempo, os visitantes foram para cima e até criaram boas chances de empatar, mas os donos da casa conseguiram segurar o triunfo até o apito final.