Hugo Calderano colocou de vez o nome na história dos Jogos Olímpicos. O mesatenista se tornou o primeiro brasileiro da história a chegar em uma semifinal. Além da conquista, Hugo Calderano também impressionou com uma atuação fantástica, com pouquíssimos erros e ataques incríveis. A vitória por 4 sets a 0 diante do sul-coreano Jang Woojin foi uma das maiores atuações da carreira do brasileiro.
Calderano é um mesatenista com um repertório muito vasto e utilizou dessa variação para dominar o adver. Com o backhand “dentro” da mesa, conhecido como “chiquita”, muito top spin nos ataques longos e uma recepção de saque quase perfeita, Hugo mudou a estratégia em diversos momentos da partida e dificultou o jogo para o adversário.
Foram tantos lances incríveis, que até pontos perdidos renderam aplausos para Hugo Calderano. Em dado momento na partida, após uma troca intensa com o adversário, Hugo quase defendeu uma bola por trás das costas e arrancou elogios mesmo perdendo o lance.
Na semifinal, Calderano enfrenta o vencedor do duelo entre o sueco Truls Moregard, que eliminou o número 1 do mundo na terceira fase, e o egípcio Omar Assar. Os dois se enfrentam ainda nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília).
Hugo Calderano nas quartas das Olimpíadas — Foto: REUTERS/Kim Hong-Ji