Com dois gols sofridos nos acréscimos, a seleção brasileira feminina de futebol perdeu para o Japão por 2 a 1, de virada, pela segunda rodada do Grupo C das Olimpíadas de Paris, neste domingo, no Parque dos Príncipes. Jheniffer abriu o placar para o Brasil, já no segundo tempo, mas as japonesas empataram com Kumagai, de pênalti, aos 46, e chegaram à vitória com um bonito gol de Tanikawa, aos 50, em falha da defesa brasileira.
Brasil e Japão estão empatados com três pontos e saldo zero, mas as japonesas levam vantagem por terem feito um gol a mais e estão em segundo no Grupo C. No outro jogo da chave, a Espanha venceu a Nigéria por 1 a 0 e garantiu antecipadamente a vaga nas quartas de final, com seis pontos. A Nigéria é a quarta, com zero ponto, mas ainda tem chance de avançar. Na próxima quarta-feira, a seleção brasileira vai enfrentar a Espanha, em Bordeaux, em busca da classificação. Avançam as duas primeiras seleções de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas.
Marta em ação durante Brasil x Japão Michael Steele/Getty Images
Com seis mudanças em relação à estreia, o Brasil não fez um bom primeiro tempo, sem mobilidade no ataque e dando muito espaço para as ações ofensivas do Japão. Tanaka teve duas ótimas chances de abrir o placar. Aos 18, em contra-ataque, recebeu cruzamento mas bateu fraco, à direita. Aos 45, após toque no braço de Rafaelle na área, Tanaka cobrou mal o pênalti, e Lorena defendeu no canto esquerdo.
Arthur Elias buscava soluções e colocou cinco jogadoras no aquecimento. Três delas entraram no intervalo: Tarciane, Ludmila e Jhennifer.
O panorama continuou parecido no começo da etapa final, até que Ludmila começou a ter destaque. E aos 11 minutos, ela recebeu pelo passe em velocidade, esperou Jhennifer passar, e a camisa 11 chutou da entrada da área para fazer 1 a 0.
As japonesas voltaram a pressionar em busca do empate, mas Lorena fazia partida irretocável, segurando os chutes rivais e mostrando segurança na saída de gol.
No entanto, já perto dos acréscimos, a árbitra foi ao VAR e marcou outro pênalti para o Japão, desta vez de Yasmin, por tocar a bola com o braço quando dava um carrinho. Na cobrança, a capitã Kumagai Saki deslocou a goleira e igualou o placar.
Já perto dos 50 minutos, em saída de bola errada de Rafaelle, Tanikawa viu Lorena adiantada e marcou um golaço para decretar a virada japonesa.